Aumento na conta de energia elétrica gera reclamações

O aumento no valor da conta de energia elétrica pegou muitos criciumenses de surpresa. No Procon de Criciúma, o número de reclamações sobre a conta da Celesc, cresceu nos últimos dias. A maioria dos consumidores questiona o fato de que, por ser período de férias, muitos passaram vários dias fora de casa em dezembro e, mesmo assim, o valor da energia dobrou.

Na tentativa de solucionar a situação e até mesmo saber o que ocorreu, o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, informou que ontem, terça-feira foi protocolado um ofício junto a Celesc, exigindo documentação com laudos técnicos que comprovem e justifiquem o referido aumento.

“A direção da Celesc têm até dez dias para responder, apó a manifestação com a resposta que comprove e justifique esse aumento, com os laudos técnicos, que vamos ter uma diretriz”, informou Colle. “Até mesmo, se for comprovado que está havendo um excesso por parte da Celesc, podemos até entrar com procedimentos administrativos e encaminhar uma ação coletiva junto ao Ministério Público”, destaca ele.

O que diz a Celesc

Em relação às manifestações de consumidores sobre a fatura de energia emitida neste mês de janeiro/2019, a Celesc informa que não houve cobrança adicional ou erro no processamento de dados no faturamento da Empresa.

O aumento na conta de luz para muitos clientes se deve, em grande parte, ao maior consumo de energia registrado nos últimos meses, especialmente pelo uso de equipamentos elétricos, como ar-condicionado e motores de piscina, em períodos de temperatura elevada.

Esse avanço é confirmado, inclusive, pelos elevados índices na demanda de energia registrados pela Celesc nas últimas semanas. Desde dezembro, o recorde foi batido três vezes, em três dias seguidos – 15 de janeiro (4.875MW, 16 de janeiro (4.989,82 MW) e 17 de janeiro (5.030MW).

A Celesc reitera que a tarifa de energia elétrica da companhia não é reajustada desde agosto/2018 e orienta que os clientes confiram atentamente o histórico de consumo e o período de apuração da leitura na fatura recebida. Quando se trata de variação de consumo, o cliente pode comparar a leitura atual no medidor do seu imóvel com a leitura apresentada na fatura – a diferença entre os números indica o quanto já foi consumido de energia em kWh no período.

 

 

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