Aula prática promove integração entre ensinos fundamental e técnico

As turmas do 4° ano do ensino fundamental da Satc estão trocando experiências com estudantes do técnico de Eletrotécnica. O objetivo é fazer com que vejam na prática o que estão aprendendo na teoria sobre eletricidade. As visitas foram realizadas nos laboratórios de elétrica e as apresentações integraram as turmas dos dois níveis de ensino.

Experimentos montados pelos alunos do técnico servem para demonstrar algo que é invisível, a eletricidade. “Aqui eles aprendem desde princípios eletro-estáticos, passando pelo consumo de energia através de uma casa inteligente até a parte de energias renováveis. Todo material que está sendo apresentado a eles, foi feito por alunos do técnico dentro de disciplinas multidisciplinares”, explicou o professor de Instalações Elétricas e Eletricidades Samuel Tavares.

O conteúdo de eletricidade integra a base curricular do 4º ano. Ver os exemplos práticos ajuda o estudante a compreender o conteúdo. “Eles estão estudando sobre magnetismo, depois eles vão fazer um registro sobre o que aprenderam”, disse a professora do 4º ano A Luciane Teixeira.

Ter um colega ensinando facilita o aprendizado e estimula a curiosidade. “Espero voltar aqui um dia para que eles nos ensinem a como construir todos esses materiais”, comentou Isabela da Rosa.

Para as turmas do técnico em Eletrotécnica compartilhar a experiência é importante e serve para mostrar o que vem sendo adquirido de conhecimento ao longo do curso. “Além de mostrar como funciona, também podemos despertar o interesse deles pelo técnico. Talvez daqui a alguns anos, eles também estejam estudando Eletrotécnica”, comentou o aluno Patrick Becker.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.