Audiência pública dá encaminhamentos sobre ações de incentivo à doação de sangue e queda de estoques no Hemosc

Assim que a pandemia chegou, o Hemosc de Criciúma viu o número de doadores reduzir, consequentemente houve uma queda nos estoques. Foi pensando em mudar esta realidade e incentivar a doação de sangue no município, que o vereador Marcio Daros (PSDB) propôs uma audiência pública. O principal objetivo do encontro foi a inclusão da “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue” no Calendário Oficial do Município de Eventos e Datas Comemorativas.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Nós já temos essa lei da semana do doador em Criciúma, mas ela não está incorporando junto ao calendário festivo. Então, não queremos anular esta lei que já existe, mas queremos discutir a data. Existe uma grande dificuldade sobre a data, pois acontece uma semana antes do Carnaval. Aqui na nossa região, a maioria das pessoas estão nas praias, as crianças ainda não voltaram às aulas, e isso acaba dificultando para ser realizada uma campanha. A nossa intenção é que aconteça na semana que antecede o dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue”, explicou o vereador.

Logo no início da audiência, o coordenador da divisão técnica do Hemosc de Criciúma, Rafael Luiz da Silva, apresentou o trabalho realizado pelo hemocentro e suas necessidades. “Agora em 2021, até o mês de abril, nós tivemos o aumento da demanda do concentrado de hemácias, que é o produto do sangue que mais utilizamos. Dos dez maiores hospitais conveniados da nossa região, houve aumento em oito, representando 80% dos conveniados. Sendo que, em média, nós tivemos um aumento de 8% no consumo do concentrado de hemácias em 2021 comparado ao período pré-pandemia, em 2019”, ressaltou.

“O nosso trabalho é desenvolvido a todo tempo, pois o banco de sangue trabalha 24 horas. Nós estamos sempre tentando fazer o melhor para os nossos pacientes em relação a transfusão. Em parceria com o Hemosc nos comunicando para que a gente possa, de fato, repor esse estoque em dia, para que não venham prejudicar os pacientes pela não utilização do sangue”, pontuou a enfermeira da Agência Transfusional do Hospital São José de Criciúma, Tatiane de Oliveira Monteiro.

Também participaram da audiência pública, de forma virtual, a gerente de atenção especializada da Secretaria de Saúde de Criciúma, Cristiane Botelho; a enfermeira e coordenadora do Comitê Transfusional do Hemosc de Criciúma, Camila Daminelli e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Denise Comin.

Ao final da audiência, foram dados os seguintes encaminhamentos:

– Será encaminhado um requerimento ao Prefeito pedindo a instituição da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue no Calendário Oficial do Município de Eventos e Datas Comemorativas de Criciúma;

– O Executivo Municipal poderá buscar apoio afim de celebrar parcerias para efetivação da campanha com a imprensa, empresas, igrejas, escolas públicas e particulares, clubes de serviços e comunidades em geral, além de outros meios da administração municipal;

– Acrescentar no cronograma de ações da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue o incentivo à doação de medula óssea;

– Alteração da data atual para a semana que antecede o dia 14 de junho.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.