Atletas conhecem projetos e importância da doação de sangue
Visita realizada com times de basquete e vôlei feminino teve objetivo de apresentar hemocentro de Santa Catarina
Em período de olimpíadas o espírito esportivo grita mais forte. Foi com esse olhar voltado para relação do esporte com a sociedade, que as atletas de vôlei e basquete feminino conheceram o Hemocentro de Criciúma. O convite feito pelo Hemosc teve objetivo de mostrar aos estudantes o funcionamento do local e lembrar a importância da doação de sangue.
“Durante a visita percebemos como as meninas sentiram a importância dessa causa. Ver a situação de tantas pessoas que precisam e como nossa região ainda tem tanta necessidade de doações de sangue. Foi uma iniciativa de grande importância, pois vai além do esporte, tocando em valores fundamentais, como solidariedade e cidadania, incentivando nossos jovens a não só praticarem esportes, mas também a compreenderem como podem contribuir para sociedade”, destaca o coordenador de Educação Física do Colégio Satc, Antônio Soratto.
Durante o momento as atletas ganharam camisetas que fizeram parte da campanha. Ainda, segundo o coordenador, compreender o funcionamento do local e o processo de doação serviu como incentivo também para os familiares, mostrando para mais pessoas o valor de uma doação.
Para a atleta de vôlei, Giovanna Marcolino, o momento foi marcado pela conscientização ao ver pessoas doentes que precisam de ajuda. “Doar é um gesto extremamente importante que salva muitas vidas. Ver e entender todo esse processo me ajudou muito a perceber que quando atingir a idade necessária, falando com meus pais, quero poder ajudar essas pessoas”, comenta.
Assim como Giovanna, a jogadora de basquete Maria Eduarda Crispim Vilela, também aproveitou o momento como aprendizado para repassar aos amigos e familiares. “Foi uma experiência muito legal, eu nunca tinha ido até o Hemosc. Com certeza essa visita mudou muito o olhar que temos para contribuir na sociedade”, ressalta.