Atleta de Criciúma participa da Copa do Mundo de Xadrez no Azerbaijão
Evento iniciou no dia 29 de junho e encerra na próxima terça-feira, dia 22
Mais uma vez, a enxadrista da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Kathiê Goulart Librelato, representou o município e o Brasil a nível mundial. A atleta esteve em Baku, no Azerbaijão, para disputar a FIDE World Cup, a Copa do Mundo de Xadrez. Kathiê venceu a primeira e perdeu a segunda partida contra a atleta da Geórgia, Salomé Melia. Na partida de desempate, Kathiê perdeu de 0,5 a 1,5 e encerrou a participação no evento internacional, que iniciou no dia 29 de junho e termina na próxima terça-feira, dia 22.
“Foi uma alegria enorme poder representar o Brasil nesse evento, que é um dos três maiores da modalidade (junto com as Olimpíadas e o Campeonato Mundial), e é até difícil descrever a sensação de jogar ao lado dos melhores jogadores do mundo. Fiquei feliz por ter conseguido fazer boas partidas frente a uma Mestre Internacional da Geórgia e saí ainda mais empenhada em crescer tecnicamente para buscar uma nova participação. Meus sinceros agradecimentos à FME e à Librelato, que me permitem continuar nessa trajetória, e à torcida de todo xadrez criciumense”, agradeceu a enxadrista.
Ao todo, foram 103 jogadoras participantes que obtiveram a classificação ao longo de 2022 e 2023, e que se enfrentaram em chaveamentos mata-mata. Kathiê obteve a classificação em 2022 ao vencer o Zonal 2.4 da FIDE (classificatório envolvendo os representantes do Brasil, Peru, Equador e Bolívia).
“A Copa do Mundo de Xadrez é um dos principais eventos da modalidade. Termos a participação da Kathiê na disputa é motivo de muito orgulho e inspiração para os jovens enxadristas de Criciúma”, mencionou o coordenador da modalidade de xadrez da FME de Criciúma, Claudionor Lima Pirola.
O presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni, parabenizou a atleta. “A Kathiê é destaque na modalidade. A representação de Criciúma a nível mundial nos deixa cheios de orgulho e felicidade. Parabéns à Kathiê, que tem todo o mérito, e à equipe e coordenação do xadrez de Criciúma”, concluiu.