“Até agosto 30% da população de SC estará imunizada”, diz secretário André Motta Ribeiro

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, prestou contas das ações tomadas no controle da pandemia de Covid-19 aos deputados membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 30. Ele confirmou que o aumento de contágios mostra que Santa Catarina já está enfrentando a terceira onda da doença e estimou que até o mês de agosto 30% da população estará imunizada (com as duas doses da vacina).

A terceira onda já se reflete no quantitativo de casos, com aumento de 15% a 20% nas últimas semanas, mas ainda não se refletiu na gravidade, conforme o secretário. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para Covid-19 está em torno de 94%.  Ribeiro acrescentou que a faixa etária com maior número de óbitos atualmente é a dos 50 a 59 anos. A taxa de letalidade total é de 1,58% em Santa Catarina. Desde o início da pandemia, já foram registrados mais de 16,8 mil óbitos por causa da doença.

Sobre o suprimento de insumos, como kit entubação e oxigênio, o secretário informou que há 61 hospitais fazendo com UTI Covid pelo Sistema Único de Saúde, dos quais 11 são próprios (do Estado) e os demais filantrópicos ou privados. Os hospitais que compõem a rede recebem recursos para aquisição de medicamentos e insumos. No entanto, o custo das medicações aumentou em até dez vezes e há falta de insumos no mercado. “Os representantes têm discutido a situação conosco praticamente todos os dias”, afirmou. O Estado tem estimulado um sistema de permuta entre as unidades hospitalares que estejam com dificuldade e já distribuiu mais de 1,5 milhão de ampolas de medicamentos a essas unidades, conforme Ribeiro.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Distribuímos tudo que veio do Ministério da Saúde para a rede filantrópica, mas faz algumas semanas que não chega nada do ministério.” Quanto ao suprimento de oxigênio, a solução incentivada é o abastecimento de oxigênio em forma líquida, através de tubulação, já que há falta de cilindros no mercado, não de oxigênio.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.