Asteroide recém-descoberto passa perto da Terra neste sábado
O melhor momento para observar o 2024 MK deve ser pouco antes do amanhecer, entre 5h e 6h da manhã
Descoberto por cientistas há pouco mais de uma semana (em 16 de junho), o asteroide 2024 KM passará próximo ao Planeta Terra, neste sábado, 29, a uma distância menor do que a da Lua. Conforme o Portal Correio Braziliense, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), o 2024 MK é grande para um objeto do tipo, com 120 e 260 m de tamanho, e passará a 290.000 km da superfície da Terra – aproximadamente 75% da distância entre a Terra e a Lua.
Contudo, a ESA afirma que não há perigo de colisão com a Terra. “Um asteroide desse tamanho causaria danos consideráveis se o fizesse, então sua descoberta apenas uma semana antes de passar pelo nosso planeta destaca a necessidade contínua de melhorar nossa capacidade de detectar e monitorar objetos próximos à Terra potencialmente perigosos”, disse a Agência em comunicado.
O 2024 MK também será visível em alguns pontos da Terra na noite de 29 de junho, mas é necessário o uso de um pequeno telescópio. A data em que ele será visto é, coincidentemente, a mesma do Dia do Asteroide, data aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Como observar o asteroide 2024 MK?
O momento no qual o asteroide deve atingir o ponto mais próximo da Terra será por volta das 10h45 da manhã informa a CNN Brasil. No entanto, neste momento o asteroide não estará visível no Brasil, pois estará abaixo da linha do horizonte.
Será difícil de conseguir encontrar o objeto a olho nu, mas com o auxílio de um pequeno telescópio ou de um bom binóculos a tarefa se torna possível.
Um local com poucas luzes, afastado da cidade e sem obstáculos que impeçam a visão do horizonte também podem facilitar a observação.
O site The Sky Live está acompanhando a movimentação do asteroide 2024 MK e é possível usar o portal para conseguir localizar o objeto no céu em tempo real. Basta entrar no site clicando aqui e mudar as configurações para a sua localização.
Para quem não está em um local que permite uma boa observação, o The Virtual Telescope Project irá transmitir a passagem do asteroide ao vivo neste link.
Segundo asteroide na mesma semana
Além do 2024 MK, outro asteroide também passou próximo à Terra nesta semana. O asteroide (415029) 2011 UL21 tinha 2310 m de diâmetro e é maior que 99% de todos os objetos próximos da Terra conhecidos.
Em 27 de junho, ele passou “próximo à Terra” porém esteve mais de 17 vezes mais distante que a Lua.