É preciso assumir uma postura autêntica, visualmente e verbalmente, para que a identidade seja percebida como coerente e genuína. Lançar mão de um estilo de vestir pré-fabricado, por conveniência e sem uma base verdadeira, confunde o público. Tudo o que peca em veracidade transparece fragilidade.
Fortalecer a imagem pessoal é fortalecer o próprio posicionamento.
O que é visto será lembrado e reverberado na memória, as impressões serão disparadas e as opiniões também.
No meu trabalho de consultoria de imagem política, busco fortalecer a imagem pessoal do político, trazendo à superfície sua personalidade. Pois, defendemos e propagamos com maior força aquilo que somos naturalmente, a intenção sempre deve ser nos expressarmos genuinamente para que o outro nos compreenda melhor.
Ser autêntico também é ser estratégico. A estratégia está em eliminar o excesso de informação e comunicar aquilo que é essencial.
Trabalho, nestas eleições com políticos de idades e estilos variados, então as estratégias de narrativa visual também precisam ser vistas com individualidade.
João*, um cliente que assessoro há alguns meses, é um homem jovem e que dialoga bem com adolescentes, jovens e busca demonstrar, também, maturidade para conquistar eleitores mais maduros; João* precisou lapidar sua forma de vestir para que sua competência e maturidade ficassem visíveis, sem abandonar sua jovialidade e irreverência que lhe são usuais e uma forte marca de sua presença visual. Aqui, adotei uma estratégia que preservasse a identidade descontraída, mas que também transmitisse valores como seriedade, competência e dinamismo.
Lapidar o excesso de informações que um estilo pessoal carregado, ultrapassado ou incoerente expõe é fundamental.
A corrida eleitoral é intensa, falar a língua do público que se deseja atingir é mais do que essencial, é uma exigência para se atingir o sucesso. E a linguagem visual é um elemento que posiciona.
Uma estratégia de narrativa visual eficiente é o caminho mais simples para conquistar a abertura e a atenção do público pretendido.
Quer demonstrar que tem afinidade? Faça isto, também, visualmente.
*João é nome fictício, adotado para preservar a identidade de meu cliente.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.