Associação de Apoio aos Autistas vai receber auxílio financeiro em Forquilhinha
Valor total será de R$ 180 mil, fracionado em parcelas mensais, para ser aplicado na execução do “Projeto TEAcolher”
O trabalho realizado pela Associação Forquilhinhense de Apoio aos Autistas (AFAA) será reforçado com um novo auxílio financeiro disponibilizado pelo município. Os vereadores aprovaram o projeto de lei PE nº 69/2023 na segunda-feira, dia 25, autorizando o Executivo repassar recursos mensais à entidade que é referência no atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O valor total será de R$ 180 mil, fracionado em parcelas mensais, para ser aplicado na execução do “Projeto TEAcolher”. O recurso vai possibilitar a aquisição de materiais adequados e necessários para as atividades, mobiliar o espaço dos atendimentos, estimulação e regulação da pessoa autista com os benefícios que uma sala sensorial oferece. Também haverá contratação de profissionais para realizar o atendimento à pessoa autista e seus familiares, e um reforço no suporte de quem procura pela Associação.
Os vereadores elogiaram a iniciativa do município de colaborar com a AFAA. “Obrigado ao prefeito por entender e ajudar Forquilhinha a ser exemplo com este apoio. E essa Casa está de parabéns, porque foi aqui que tudo começou abraçando a mobilização de pais, mães e amigos dos autistas. Um coletivo que brilhantemente arregaçou as mangas e resolveu encarar de frente esse problema”, ressalta Célio Elias (PT).
“Agradeço de coração o prefeito por encaminhar esse projeto e ao deputado do PL, Jessé Lopes, que também já colaborou com a Associação. Em 2021, quando apresentamos um projeto de apoio aos autistas, ele foi abraçado por todos os vereadores. Desde então, aprendemos e estamos aprendendo muito com todos os envolvidos da Associação. Na vida a gente aprende todos os dias”, declara Dinho Rampinelli (PL).
A vereadora Marilda Casagrande (PP) lembrou da mobilização inicial, quando os pais lutavam e necessitavam de um atendimento melhor. “Vocês ensinaram a todos como as pessoas com autismo devem ser tratadas”, disse. “Parabéns aos pais que abraçaram essa causa e vestiram a camisa para ajudar o próximo, e também ao prefeito e os vereadores que colaboraram. Peço aos demais municípios da Amrec para copiar o exemplo de Forquilhinha, criar uma Associação e ajudar os autistas”, acrescenta Ivone Minatto (PSD).
Emocionado e representando todos os participantes da AFAA, Salésio Feller utilizou a tribuna para agradecer pela aprovação do projeto. “Meu coração está transbordando de felicidade com tudo o que está acontecendo. Criamos a AFAA para somar ao trabalho realizado pela AMA, APAE, conhecidos na região, e estamos correndo atrás de recursos para atender as crianças do município. Muito obrigado a todos que ajudaram e estão ajudando a nossa Associação”.