Notícias de Criciúma e Região

Assinatura de estilo na política

Uma assinatura é algo que individualiza, que provoca o reconhecimento e a imediata associação ao seu detentor. É como uma impressão digital, só que transmitida através das escolhas pessoais, como roupas, acessórios, corte de cabelo, uso ou não de barba, por exemplo.

A digital comprova nossa identidade e, trazendo esta ideia à assinatura de estilo, ela precisa projetar esta sensação de identificação. Precisa reafirmar a personalidade daquele que a estampa.

Ter uma ou algumas assinaturas estabelecidas, oferece mais um recurso de conexão, uma vez que o público passará a identificá-lo também ao ver aquelas referências visuais. 

Não é preciso dizer uma só palavra, quem consegue emplacar uma assinatura visual, de estilo pessoal, a mera referência já o faz ser lembrado.

Porém, é fundamental estar confortável com a própria escolha, consolidar uma assinatura é um trabalho de construção diária. Não se escolhe um item ou itens à esmo, sem que haja uma conexão real e genuína.

O poder da imagem pessoal está em entender como individualizar-se.

Fortalecer uma assinatura é fortalecer a comunicação visual, não verbal.

Isto marca o imaginário do outro. Faz lembrar. Conecta.

É olhar para uma peça de roupa ou fórmula de vestir, para um acessório (óculos, chapéu, boné, tiara, pulseira etc), corte de cabelo ou barba, cores, e logo pensar naquele que o estampa. Pode ainda, ser uma maneira específica de falar, o jeito de posicionar-se, gestos.

O essencial é: uma assinatura de estilo precisa ser verdadeira e mais, precisa ser fortalecida pela repetição e constância com que é expressa.

Na política, é um recurso visual que poder ser um diferencial e uma fonte poderosíssima de conexão, estabelecendo uma ligação, quando bem construído e utilizado. 

Trazer o público para perto de si através de uma referência visual, sem precisar dizer uma só palavra sequer, é um grande poder.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

 

 

 

 

Você também pode gostar