NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

“Assembleia atuou de forma decisiva em momentos cruciais para Santa Catarina”, avalia JĂșlio Garcia, presidente da Alesc

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual JĂșlio Garcia (PSD), faz avaliação do primeiro ano dos governos MoisĂ©s e Bolsonaro. Em entrevista ao Portal Litoral Sul ele aponta que a Casa atuou de forma decisiva em momentos cruciais para o Estado. Foram parceiros na reforma administrativa e incentivaram pautas para o desenvolvimento econĂŽmico estadual.

Entre em nosso grupo e receba as notĂ­cias no seu celular. Clique aqui

Portal Litoral Sul  – Qual avaliação que dĂĄ para fazer de 2019, primeiro ano deste mandato do Poder Legislativo catarinense, do Governo MoisĂ©s e Bolsonaro?
JĂșlio Garcia –  Sobre a Assembleia Legislativa, creio que entregamos para a sociedade aquilo que ela manifestou de vontade nas urnas na eleição de 2018. Um Parlamento independente, harmonioso e que preserva suas principais missĂ”es, de legislar e fiscalizar. A Assembleia atuou de forma decisiva em momentos cruciais para Santa Catarina neste ano. Fomos parceiros na aprovação da reforma administrativa desejada pelo novo governo e, por outro lado, a Alesc atuou decisivamente em temas complexos e importantes para manter aquecida a nossa economia, inclusive fazendo o contraponto ao Executivo. Sobre o novo governo estadual, penso que ainda estamos na fase em que ele se debruça sobre a estrutura estadual para conhecer seu funcionamento. Penso que uma avaliação mais apropriada deve ser feita a partir do ano que vem, quando o governo passa a ter efetivamente a sua personalidade. NĂŁo Ă© muito diferente sobre o Governo Federal, apesar de jĂĄ termos avançado em alguns assuntos importantes, como a reforma da previdĂȘncia, por exemplo.

Portal – O senhor conseguiu convergir e trazer para assembleia legislativa vĂĄrias pautas de interesse do catarinense, porque isso e qual bandeira da pra considerar em 2019 como principal?
Garcia – Pela prĂłpria estrutura dos poderes, Ă© normal que esses temas venham para discussĂŁo na Assembleia Legislativa, para que aqui sejam debatidos com maior profundidade e ouvidos todos os setores envolvidos. E a Assembleia nĂŁo se furtou a exercer este papel nas vĂĄrias pautas que chegaram na Casa. Creio que atĂ© este momento, pela importĂąncia e pelo impacto econĂŽmico potencial, o projeto que tratava dos incentivos fiscais ao setor produtivo e o que tratava da taxação dos defensivos agrĂ­colas foram os mais relevantes.

Portal – Pela experiĂȘncia polĂ­tica que o senhor possui estamos ainda com freio puxado ou o Brasil estĂĄ realmente buscando enfrentar as questĂ”es polĂ­ticas e pessoais e focando no desenvolvimento do PaĂ­s? 2020 por ser ano eleitoral atrapalha pautas que todos buscam que Ă© geração de emprego e renda e desenvolvimento?
Garcia – Ao mesmo tempo em que o governo federal tem uma equipe econĂŽmica competente, que conversa com as economias mundiais e fortalece a posição do Brasil, temos tambĂ©m um presidente ainda muito envolvido com assuntos menos relevantes, com pautas que tiram o foco da administração pĂșblica e acirram as disputas ideolĂłgicas. Em termos de desenvolvimento, isso nĂŁo ajuda muito, mas acredito que vai se chegar ao momento em que se encontrarĂĄ a modulação ideal de todos esses interesses. Algumas pautas de carĂĄter nacional, como a reforma da previdĂȘncia, estĂŁo avançando e isso Ă© importante para aumentar a confiança no paĂ­s e assim atrair investidores. Outras reformas tambĂ©m precisam acontecer, mas o governo dĂĄ sinais de que pretende seguir nesta direção. A eleição do ano que vem serĂĄ para a escolha de prefeitos e vereadores e isso nĂŁo interfere tanto nas pautas nacionais, mas Ă© uma eleição igualmente importante porque o desenvolvimento começa nos municĂ­pios, com a escolha de prefeitos e vereadores comprometidos com o cidadĂŁo, com as boas prĂĄticas administrativas e com o crescimento.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar