Notícias de Criciúma e Região

Artigo de Escrivã de Criciúma é publicado na Revista Científica da Polícia Federal

Taize Pizoni de Souza integra a 1º Delegacia de Polícia de Criciúma

A Escrivã de Polícia Civil, Taize Pizoni de Souza, da 1º Delegacia de Polícia de Criciúma, conta com a publicação de um artigo científico na recém-lançada edição da Revista Brasileira de Ciências Policiais (RBCP), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Policiais da Coordenação Escola Superior de Polícia (CESP/ANP), Polícia Federal.

O volume 12, n. 6 de 2021, da RBCP, referente ao quadrimestre setembro/dezembro, foi publicado em 30/09/2021, na versão virtual, podendo ser acessado no site www.periodicos.pf.gov.br. Taize é jornalista formada em Comunicação Social, também especialista em Língua e Literatura, além de professora do corpo docente da Acadepol/PCSC.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O artigo tem como tema “Accountability Policial e Imprensa: Aplicação de Media Training para Construção de Legitimidade”. Esta foi a pesquisa de conclusão do curso de Especialização em Ciências Policiais, promovido pela CESP/ANP, finalizado em março de 2020, após aprovação em banca examinadora. “Além da realização pessoal, foi uma grande oportunidade de acesso a conhecimento privilegiado e de manter relações com policiais de diversos Estados e, principalmente, da Polícia Federal”, pontua Taize, contextualizando que a publicação do artigo está de encontro com sua trajetória acadêmica, com foco em pesquisa que relaciona temas de Comunicação e Segurança Pública.

Conforme consta do site da ANP, “a Revista Brasileira de Ciências Policiais – RBCP (ISSN online 2318-6917 e ISSN impresso 2178-0013) é uma publicação online e impressa, avaliada por pares, de Acesso Aberto e tem por objetivo publicar trabalhos científicos (artigos, resenhas e entrevistas) elaborados por pesquisadores nacionais e estrangeiros, quando considerados relevantes para o avanço teórico-prático das Ciências Policiais, promovendo a produção do conhecimento, a interdisciplinaridade dialética e a troca de experiências de doutrina policial em nível acadêmico”.

 Confirma o Resumo do Artigo

 O relacionamento entre as polícias judiciárias e a mídia profissional para a efetivação do processo de Accountability – dever de prestação de contas por parte dessas instituições que detêm o monopólio estatal do uso da força. Relação esta ainda baseada no direito constitucional à informação. Imprensa e polícia são dois segmentos fundamentais da vida em sociedade, ambas com foco no interesse público de sua área de atuação. Ao qualificar a gestão da informação institucional, de modo a potencializar suas estratégicas de comunicação, tais processos refletem diretamente na construção da legitimidade da atividade policial. Concebe-se, assim, que a capacitação dos gestores destas corporações pelo método media training contribui para desmistificar os aspectos que envolvem o trabalho policial e sua interface com a imprensa, base de uma sociedade democrática. (OI: http://dx.doi.org/10.31412%2Frbcp.v12i6.869)

Você também pode gostar