Notícias de Criciúma e Região

Após um ano do assalto ao Banco do Brasil, polícia realiza treinamento para combate de crimes violentos

Ação iniciou nesta segunda-feira, dia 29, e segue até a sexta-feira, dia 3

Prestes a completar um ano do mega-assalto ao Banco do Brasil, em Criciúma, que aconteceu no dia 30 de novembro de 2020, a polícia realiza durante esta semana um treinamento especial com policiais do Estado em ação de combate contra crimes violentos ao patrimônio. A ação iniciou nesta segunda-feira, dia 29, e segue até a sexta-feira, dia 3, sendo realizada no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), no bairro Pinheirinho.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Participam do treinamento policiais da 6ª Região da Polícia Militar, também alunos de São Paulo, Distrito Federal e Rio grande do Sul. “Esse curso serve para o policial ter noções de procedimentos em ocorrências de grande complexidade. Para saber que postura ele vai adotar antes da crise, pós crise, com quem que ele pode contar, com a parceria da comunidade”, explica o comandante da 6ª Região de Polícia Militar, Cristian Dimitri Andrade.

No curso, os profissionais irão participar de várias atividades, como: preparação com o Instituto Geral de Perícias (IGP) para isolamento do local de um crime; instruções com o grupo de inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina; histórico de roubo a bancos em Santa Catarina, Paraná e outras cidades do Brasil; instruções com o Batalhão de Aviação da Polícia Militar; e treinamento com policiais do Bope de Santa Catarina e Minas Gerais (MG), com troca de experiências.

Capacitação iniciou nesta segunda-feira, dia 29, e segue até a sexta-feira, dia 3 – Foto: Caroline Sartori
Polícia realiza treinamento para combate contra crimes violentos – Foto: Caroline Sartori

Ao final do curso, na sexta-feira, dia 3, os policiais participaram de um simulado de assalto a banco na região. “Vamos realizar a simulação, já combinada com os bancos, de forma segura, todo o desenrolar de uma crise de passo a passo, o que fazer quando nos depararmos concorrência dessa natureza”, ressalta Dimitri.

Polícia reforça armamento

A Polícia Militar (PM) reforçou o armamento na região com 54 fuzis novos, adquiridos através de emendas parlamentares de deputados federais, convênios municipais de repasse das prefeituras e câmaras de vereadores, além de doações de empresários. Além dos fuzis, 22 espingardas de calibre 12 e 23 e viaturas novas de Rádio Patrulha também foram entregues este ano.

“Cerca de 540 policiais já estão habilitados e treinados em arma de grosso calibre, como fuzil Carabinas”, relata Dimitri.

Relembre o caso

O mega-assalto ao Banco do Brasil em Criciúma, completa nesta terça-feira, dia 30, um ano. A ação dos criminosos começou no final da noite do dia 30 e terminou por volta das 2 horas da madrugada de 1° de dezembro de 2020. De acordo com as autoridades, R$ 125 milhões foram levados pelos criminosos, sendo o maior assalto da história de Santa Catarina. No roubo, um policial militar ficou gravemente ferido, o Soldado Jefferson Luiz Esmeraldino, de 33 anos, que neste ano foi promovido a cabo por ato de bravura.

Durante esta semana, o Portal Litoral Sul irá realizar uma série de reportagens de um ano do assalto, relembrando a história e o resultado das investigações até o momento.

Você também pode gostar