Após manifestação, obras são retomadas no acesso ao Farol de Santa Marta
Prefeitura retomou as obras nessa quinta-feira, dia 7
Após uma manifestação pacífica e muita conversa, as obras na estrada de acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna, foram retomadas nessa quinta-feira, dia 7. Os moradores haviam fechado a via na última sexta-feira, dia 1º, para chamar a atenção das autoridades na demora da conclusão dos trabalhos.
A obra do acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna, foi licitada em R$ 1.467.415,71, incluindo pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, passeios com acessibilidade e sinalização viária de 755 metros de extensão, de acordo com o projeto. Os trabalhos já haviam sido iniciados com a base e a drenagem, mas foram paralisados por falta de recursos. A Prefeitura também realizou um desvio para os motoristas que pretendiam subir a via e, atualmente, ficou em mão única, onde os veículos só podem descer.
Com a obra parada e o desvio no trânsito, os moradores da comunidade estavam sofrendo com os transtornos. Segundo Fortunato, durante o verão o movimento é intenso e gerou muita confusão no trânsito, pedestres atropelados e acidentes. Cansados, os moradores protestaram pedindo atenção na conclusão da obra e posição no andamento dos trabalhos.
“A obra estava parada e a comunidade não sabia o que estava acontecendo, se era falta de investimento ou algum outro problema. Então a gente queria uma posição do prefeito sobre o que está acontecendo e ele se comprometeu a nos deixar a par”, explica o morador da comunidade e um dos organizadores da ação, Antônio Carlos Fortunato.
As reivindicações geraram resultados e, após o prefeito solicitar recurso ao secretário de infraestrutura e mobilidade de Santa Catarina, Jerry Comper, as obras foram retomadas nessa quinta-feira. A previsão é que o asfalto seja concluído em 45 dias. Questão que trouxe alívio aos moradores da localidade.
“Após a reunião na quarta-feira, o prefeito disse que as máquinas retornariam na quinta-feira e realmente aconteceu. O asfalto já vai iniciar na terça-feira e vamos ajudar o prefeito a fiscalizar a obra, com uma associação que vamos montar dos moradores. Para a comunidade vai ser de grande importância a conclusão dessa obra. Já para o turista é uma gratificação muito grande, pois ele já não vai mais passar trabalho”, comemora o morador.