Notícias de Criciúma e Região

Após mais de 200 prisões no Pinheirinho, PM reforça segurança na região dos trilhos

Operação Pinheirinho Mais Seguro II iniciou nessa quinta-feira, dia 30

O 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM) de Criciúma iniciou nessa quinta-feira, dia 30, a Operação Pinheirinho Mais Seguro II. A ação tem como principal objetivo intensificar a presença policial no local, visando proporcionar segurança e tranquilidade aos moradores e comerciantes do bairro Pinheirinho e entorno. 

Somente neste primeiro dia de operação, a Polícia Militar (PM) cumpriu dois mandados de prisão que estavam em aberto. Segundo a PM, de janeiro a novembro de 2023, Criciúma registrou 2,4 mil prisões. Dessas, 203 foram realizadas somente na região do bairro Pinheirinho, que contempla os bairros Boa Vista, Jardim Angélica, Operária Nova, Pinheirinho, Santa Augusta, Santo Antônio, São Francisco, Tereza Cristina, Universitário e Vila Floresta 2.

Foto: Divulgação/PM

Serão 10 dias de operação em que serão realizadas rondas ostensivas nas áreas comerciais e residenciais, com a Cavalaria, Canil, Rocam e Grupo de Operações, atuando na proteção de imóveis e contra a desordem provocada por usuários de drogas e moradores de rua.

“Um dos pontos que mais atormenta os moradores e comerciantes daquela região são os moradores de rua. Não só os moradores de rua por si só, mas a condição em que eles se encontram. São pessoas em intensa dependência de drogas, uma drogadição intensa, e que passam o dia pedindo esmolas, pedindo recursos para a compra de entorpecentes. Esses pedidos, muitas vezes, de forma bastante ameaçadora, em que o comerciante se vê na obrigação de entregar em virtude de uma ameaça, não direta, mas indireta, quase beirando a um crime de roubo”, explica o comandante do 9ºBPM, tenente-coronel Mário Luis Silva.

Audiência Pública

A questão da segurança na região do bairro Pinheirinho tem sido pauta na cidade nos últimos dias. Um dos problemas apontados pelos moradores e comerciantes da região é a presença do Centro POP e da Casa de Passagem. Questões que motivaram a realização de uma ação das forças de segurança da cidade.

Uma Audiência Pública foi realizada na noite dessa quinta-feira, dia 30, no Auditório do Bairro da Juventude, para tratar sobre a segurança na região do bairro Pinheirinho. Participaram da reunião moradores da comunidade, a Câmara de Vereadores, Polícia Militar (PM), Polícia Civil e a Defesa Civil do Município.

A audiência tinha como principal objetivo ouvir as demandas dos moradores e comerciantes da região e buscar juntos uma solução para a situação. “A audiência foi produtiva, positiva e resolutiva para a população. Conseguimos debater a principal foto e reclamação dos moradores, que é a Casa de Passagem e o Centro Pop. As duas estruturas que estão no bairro, a comunidade não quer mais, pois elas criam no local um ciclo vicioso, onde o cidadão que não é de bem tem onde dormir e comer e durante o dia sai para furtar e consumir drogas e depois retorna”, acredita o vereador da Câmara de Vereadores de Criciúma, Nícola Martins.

Nícola Martins – Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

Ainda segundo o vereador, comerciantes do Pinheirinho que participaram da audiência trouxeram relatos fortes sobre questões que já passaram no local. “Tivemos vários empresários do bairro Pinheirinho presentes na audiência. Alguns com relatos bem fortes e com muitas reclamações. Foi bem forte mesmo, tivemos uma presença massiva, o Bairro da Juventude ficou lotado”, frisa.

Os comerciantes e moradores da região são frequentemente abordados por moradores de rua pedindo esmolas e cometendo furtos e roubos. Questão que ficou evidente com os dados apontados pela Polícia Militar durante a audiência. Somente neste ano, 203 pessoas foram presas nos bairros da região do Pinheirinho. 

Casa de Passagem e Centro POP no Renascer

A comunidade do bairro Renascer também participou da audiência pública. Segundo Nicola, eles afirmaram que no último sábado, dia 25, a Assistência Social esteve no bairro e informou aos moradores que um local já havia sido alugado para a instalação do Centro Pop e Casa de Passagem. Questão que trouxe surpresa, pois a ação não foi discutida anteriormente com a comunidade.

“Não foi realizada audiência pública, não foi conversado com a comunidade. Há 20 anos, quando as duas estruturas foram instaladas no bairro Pinheirinho, isso já aconteceu, não foram consultados também. Por isso hoje eles têm esse problema. E o pessoal do Renascer não quer passar por isso daqui 15 ou 20 anos”, frisa.

Ausência da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Criciúma também foi convidada a participar da audiência, pois tem papel fundamental na tomada de decisões e realização de ações de melhoria. Contudo, segundo o vereador, nenhum representante do Poder Executivo participou do encontro.

“Lamento profundamente a ausência do Poder Executivo, principalmente da Assistência Social, que não foi na audiência para ouvir a comunidade. Ficou de costas para a comunidade e não quis ouvi-los”, lamenta.

A Câmara de Vereadores levantou novos encaminhamentos que serão discutidos entre os  vereadores e líderes comunitários nos próximos dias. “Agora, vamos fazer cobranças necessárias em relação aos pedidos dos moradores do bairro Pinheirinho. Mas não é somente retirar a estrutura do local, precisa de um estudo coerente, para poder buscar um local que tenha condições de receber essas duas estruturas e apresentar medidas compensatórias para a comunidade, um plano decente de assistência social para o bairro Pinheirinho e assim conseguir ter pelo menos alguma resolução para os moradores daquela região”.

Você também pode gostar