Notícias de Criciúma e Região

Após incêndio, Escola Ludovico Coccolo é oficialmente inaugurada

Ato aconteceu na tarde deste sábado, dia 25

Foi inaugurado oficialmente o novo prédio da Escola Municipal Padre Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, em Criciúma. A inauguração já estava marcada para este sábado, dia 25, mas a estrutura já está sendo usada desde quando a construção antiga foi tomada pelo fogo.

Um incêndio, possivelmente provocado após furto de fios, destruiu a antiga estrutura da escola na madrugada do dia 8 de junho deste ano. Com isso, a Secretaria de Saúde do município antecipou o uso das novas salas.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A diretora da Escola, Regiane Darós, agradeceu emocionada pela inauguração da estrutura que foi tão esperada pelos alunos, professores e comunidade.É com grande alegria que estamos hoje inaugurando este novo espaço. Tenho certeza que isso é a realização de um sonho de muitos. Nossas crianças só têm a agradecer. Apesar de tudo que aconteceu, conseguimos recomeçar já no dia seguinte graças a Prefeitura, comunidade e aos colaboradores”, enalteceu.

Diretora da Escola, Regiane Darós – Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Durante o ato o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, agradeceu o trabalho realizado pelos profissionais no dia do incêndio, para que os cerca de 650 alunos que estudam ali não ficassem sem aula. “É sempre uma alegria voltar aqui na Escola Ludovico Coccolo. Quero agradecer a equipe da escola e a Secretaria da Educação por terem trabalhado tanto no dia 8. Isso que faz a escola ser uma grande referência para Criciúma”, agradeceu Salvaro.

Durante o ato de inauguração, as crianças que estudam na escola fizeram uma apresentação. O grupo, acompanhado pela professora de artes Julmara Goulart, cantou uma música feita especialmente para a Escola, acompanhe abaixo:

Autorização para construção do ginásio

A antiga estrutura que pegou fogo foi demolição e um ginásio será erguido no local. Serão investidos R$ 1.416.863,96 para a construção e a autorização para início das obras foi assinada durante o ato de inauguração. Os recursos são provenientes do Governo do Estado.

“A escola, que tem mais de 60 anos de existência, faz parte da história de Criciúma. Sabemos que só a educação transforma e investir em nossos alunos é o grande objetivo do nosso governo”, frisa o Secretário de Educação do município, Miri Dagostim.

Prefeito Clésio Salvaro assinando autorização para início das obras do ginásio – Foto: Caroline Sartori/Portal |Litoral Sul
Secretário de Educação, Miri Dagostim – Foto: Caroline Sartori/Portal |Litoral Sul

A história da compra do terreno

Durante o ato de inauguração, Salvaro pediu uma salva de palmas pelos antigos donos do terreno onde foi construído a nova escola. O ato foi uma forma de agradecimento. Segundo o prefeito, a negociação para compra do local vinha sendo realizada há um bom tempo.

“Neste local morava um casal simpático, mas não queriam vender o terreno. Tentamos de todas as formas comprar para ampliar a escola. Eles saíram daqui e foram morar em outra comunidade. Chamamos eles um dia e a dona disse: olha prefeito, eu não queria vender aquele terreno, ele faz parte da minha vida. Mas se é para a escola, eu vou vender o terreno”, lembra Salvaro.

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro – Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Ainda segundo o prefeito, o objetivo da Prefeitura era realizar uma festa ainda maior neste sábado, dia 25, com a estrutura antiga ainda de pé. Mas, devido ao incêndio, ficaram somente as lembranças do antigo prédio.

“Gostaríamos de inaugurar essa parte nova, bonita, ainda com a antiga parte de pé, que hoje não enxergamos mais. Destruíram o prédio da escola por um ato de vandalismo. Para roubar uns metros de fios e trocar por umas pedras de crack. Destruíram o prédio, mas não a escola e tudo aquilo que ela nos ensinou”, frisa o prefeito.

Leia Mais

Escola de Criciúma que pegou fogo é demolida
Emoção na volta as aulas, após escola pegar fogo em Criciúma
Escola que pegou fogo em Criciúma será demolida
Tristeza e indignação após incêndio que destruiu parte de escola em Criciúma
“Ação dos marginais, canalhas e vagabundos”, diz Salvaro sobre incêndio em escola
Fotos: veja destruição causada por fogo em escola de Criciúma
“Fato lamentável, esses vândalos”, afirma secretário após incêndio em escola de Criciúma
Furto de fios pode ter ocasionado incêndio em escola de Criciúma; aulas estão suspensas

Você também pode gostar