Notícias de Criciúma e Região

Após horas de chuva, região tem registro de alagamentos, pessoas ilhadas e aulas canceladas

Equipes da Defesa Civil seguem em alerta; em Içara e Praia Grande já há registro de ocorrências

A chuva forte que cai desde a manhã desse domingo, dia 3, já causa alguns transtornos pontuais na região Sul, deixou turistas ilhados e teve cancelamento de aulas.

Em Içara, a Defesa Civil foi chamada durante a madrugada por uma família moradora da Rua Antônio Jesuíno Figueira, no bairro Tereza Cristina, devido ao acúmulo de uma grande quantidade de água no terreno. Os bombeiros foram acionados e quebraram parte do muro permitindo que a água escoasse e evitasse maiores transtornos.

Além disso, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vitor Dutra, no bairro Aurora houve a queda de um muro nas últimas horas e alguns alagamentos pontuais. “Foram observados alguns alagamentos porque a rede de drenagem não deu conta. Normal, realmente caiu um volume muito expressivo de água em pouco tempo. Pela previsão do tempo, a chuva vai diminuir de intensidade. Mas continuamos apostos para qualquer demanda. Em caso de emergências, acione o 199”, destaca Dutra. Não há registro de famílias desalojadas.

Foto: Divulgação/CBMSC

Já no extremo sul, na cidade de Praia Grande, a Defesa Civil está monitorando o nível de água nos rios. Há registro de ocorrências com alagamentos na comunidade de Vila Rosa. Na localidade de Corujão, turistas ficaram ilhados.  Mas, de acordo com a Prefeitura, eles têm acesso à internet, alimentação e água. Após a estiagem da chuva, o rio leva cerca de três horas para voltar ao nível normal.

A Prefeitura também emitiu uma nota informando que as aulas da rede municipal estão canceladas no período vespertino e noturno, nesta segunda-feira, dia 4.

Segundo a Epagri/Ciran, esta segunda-feira, dia 4, inicia com tempo fechado e chuvoso devido ao avanço de uma frente fria combinada a um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul. Temporais isolados com chuva intensa, raios, rajadas de vento e, possível queda de granizo podem ocorrer ao longo do dia. Bem como rajadas de vento que podem ultrapassar os 70 km/h. A temperatura fica entre 19ºC e 25ºC.

Até o momento, diversas cidades da região já registraram mais de 90 mm de chuva nas últimas 24 horas. Araranguá, por exemplo, já registra o acumulado de 144,8mm. Confira os dados da Defesa Civil.

O Corpo de Bombeiros Militar está acompanhando as chuvas nos municípios do Extremo Sul, através do 4º Batalhão de Bombeiros Militar e está à disposição da população através do 193. Além disso, foram colocados todos os materiais de salvamento em prontidão, como viaturas 4×4 e botes.

Confira as principais recomendações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:

  • Avalie se sua casa, escola ou local de trabalho estão suscetíveis a inundações, enchentes, alagamentos ou enxurradas;
  • Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas;
  • Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido;
  • Mantenha eletrônicos essenciais, como telefone celular e rádio, carregados;
  • Se você tiver que deixar o local inundado, pegue seus pertences e não se esqueça de incluir os materiais de seu animal de estimação.

Confira as informações do comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.

 

Você também pode gostar