Notícias de Criciúma e Região

Após 15 dias de ataque hacker, ConecteSUS volta a funcionar

Aplicativo ConecteSUS, que emite o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19, voltou a funcionar nesta quinta-feira, dia 23, após quase 15 dias do ataque hacker ao Ministério da Saúde

Após cerca de quase 15 dias de um ataque hacker no Ministério da Saúde, o aplicativo ConecteSUS voltou a funcionar nesta quinta-feira, dia 23. De acordo com o Ministério, a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ainda pode apresentar instabilidade, devido ao grande volume de acessos.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O aplicativo estava fora do ar desde o dia 10 deste mês quando as páginas do Ministério e o aplicativo foram alvos de um ataque hacker. O site do ministério voltou a funcionar no mesmo dia do ataque, mas o ConecteSUS estava inacessível desde então.

Ataque afeta sistemas utilizados na Covid-19

Além da dificultar o acesso da população a dados referentes à saúde e a obtenção do certificado de vacinação contra a covid-19, o ataque prejudicou a atualização do boletim diário com a situação epidemiológico da doença no país, pois vários estados estavam com dificuldade de atualizar seus dados referentes a casos e mortes, pois o e-SUS Notifica também foi afetado.

Outro sistema atingido foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Porém Estados e Municípios seguiram com a vacinação contra a Covid-19, anotando os dados dos pacientes em protocolos manuais.

A autoria do ataque cibernético foi assumida por “Lapsus$ Group”. No dia do ataque, o ministério informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiar as investigações sobre o caso.

Leia também:

Ataque hacker afeta sistema de dados da Covid-19 e Governo de SC se pronuncia; veja

Agendamento de consultas suspensos em Criciúma

Ministério da Saúde aciona Polícia Federal após ataque hacker

Ministério da Saúde é alvo de ataque e sites estão fora do ar; entenda

 

Fonte: Agência Brasil

 

Você também pode gostar