Após 11 anos, terminal intermodal deve sair do papel em Içara
Projeto iniciou em 2013 e agora início das obras foi autorizado em Içara
A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, assinou o alvará de execução para que o Terminal Intermodal Sul (TIS), enfim, saia do papel. A obra, projetada ainda em 2013, representa um avanço socioeconômico para o município e para o Sul do Estado. O espaço ficará no bairro Esperança, às margens da BR-101, e terá a capacidade de receber até 200 contêineres de cargas diariamente.
Conforme a prefeita, a obra deve se tornar um novo propulsor do desenvolvimento econômico da região. “São mais de quatro mil metros quadrados ao lado dos loteamentos industriais. Como o nome já diz, esse terminal fará uma conexão entre os modais de transporte marítimo, ferroviário e rodoviário. As empresas da região que exportam irão concentrar ali as cargas que serão encaminhadas ao porto de Imbituba, já que terão prioridade para embarque”, explica Dalvania.
A obra começou a ser projetada há 11 anos, tendo em vista que o espaço atual, no bairro Renascer, em Criciúma, não atende mais as necessidades oriundas da alta demanda. O TIS será um operador logístico para dar suporte às operações de embarque e desembarque das principais empresas do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul.
“É uma vitória para o progresso de toda a região. Agradecemos ao grupo empresarial pela confiança em escolher investir em Içara. Temos um potencial enorme em virtude da nossa localização estratégica, não à toa acabamos de nos tornar a segunda maior economia do Sul catarinense”, complementa a prefeita.
Sobre o TIS
O Terminal Intermodal Sul (TIS) surgiu em 2013 com a união dos grupos empresariais Farben Tintas, Ferrovia Tereza Cristina e Open Market Comércio Exterior, através da necessidade principal de ser o impulsionador do desenvolvimento econômico e social do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul. O propósito é reduzir custos para as empresas atualmente já instaladas e incentivar a vinda de novas empresas para a região de abrangência, oferecendo uma verdadeira solução logística empresarial ao integrar os modais rodoviários, ferroviários e marítimo, prestando serviços de transporte, movimentação e armazenagem de cargas, com a ligação direta e prioritária ao porto de Imbituba.