Perspectivas positivas para o mercado de refrescos em pó

Verão, calor, recomendações de hidratação e um potencial cenário para o consumo de bebidas. É neste contexto de início de ano que se projeta um período positivo para o setor de refrescos em pó. Segundo dados da Euromonitor, o balanço de 2017 deve ser fechado com crescimento de 1,3% na produção deste item, enquanto o que se espera para 2018 é um volume 2,87% maior. Os números são positivos, com a manutenção da média de crescimento anual em 2,6% no período de 2017 a 2021. O setor de bebidas coloca anualmente no mercado 26,6 bilhões de litros, sendo que 53% deste volume é de refrigerantes. Os refrescos em pó são responsáveis por uma fatia de 21% e os sucos, 17%, segundo levantamento feito pela Euromonitor.

Marcas como a Frutau, produzida pela Áurea Alimentos, acompanham estas perspectivas positivas e projetam crescimento e novidades para 2018. No ano que passou, a empresa desenhou uma estratégia de capilarizar sua presença no mercado. “Fizemos um esforço extra na estratégia de preço para aumentar a entrada em novos clientes”, revela a gerente de Marketing Schirlei Osmarini. O resultado foi um crescimento de 5% em faturamento e 7% em volume produzido, quando comparando com o desempenho de 2016. Para 2018, a marca espera colher os resultados da estratégia colocada em prática em 2017 e faturar 35% mais com a linha de refrescos.

Novos sabores

Além de ações comerciais e de marketing, a marca Frutau projeta lançar novos sabores neste ano para alcançar os resultados esperados. Serão quatro novos sabores em embalagens de 25g, inclusive alguns com foco regional, e dois para a linha food service, em embalagens de 250g.

História

A marca Frutau foi lançada pela Áurea Alimentos no segundo semestre de 2011, já com uma grande variedade de sabores. De lá para cá, a linha de refrescos em pó tem se consolidado como parte importante no crescimento da empresa com história alicerçada na produção de doce de leite e doces de fruta. Em 2017, a marca Frutau representou 12% do faturamento da Áurea. Com atuação no varejo e no segmento de Food Service, a linha de refrescos tem 13 sabores em embalagens de 25g e 11 sabores na versão de 250g, apropriada a cozinhas industriais.

Áurea Alimentos 

Localizada em Braço do Norte, a Áurea Alimentos completou 55 anos de atividades em 2017. Doce de leite e leite condessado são os carros-chefes da empresa, que também fabrica geleias e molhos. Com distribuição em todo o mercado brasileiro, a Áurea Alimentos tem 75% de seu faturamento proveniente do segmento de Food Service e o restante do varejo.

 

Áurea Alimentos, Euromonitor, Frutau