Aniversário de 45 anos da Afasc é comemorado em Sessão Especial

Amor, carinho e dedicação poderiam definir os 45 anos de trabalho da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma). Em 1973 a primeira-dama Zulma Manique Barreto dava início à associação, que auxiliava as mães que precisavam trabalhar, e hoje a entidade conta com grupos de idosos com a participação de 1.360 pessoas em 57 grupos espalhados pela cidade. A entidade possui 15 mil atendimentos nos 70 bairros onde ocorrem a Afasc Ritmo e Saúde, nos seis CRAS com atividades voltadas aos jovens no contraturno escolar, nas 22 oficinas oferecidas, como pintura, mosaico e reciclagem, com a participação de 3.100 clubes de mães ou ainda com a população atendida pelo departamento de assistência social da organização.

Partindo da iniciativa do vereador Allison Pires (PSDB), a Casa Legislativa promoveu uma sessão especial homenageando os 45 de atividades da Afasc. A comemoração ocorreu no Centro de Convivência da terceira idade, e contou com a presença, além dos parlamentares, de autoridades locais e funcionários da entidade, na noite de ontem.

“Se tornou referência por suas inúmeras atividades que são distribuídas na educação infantil, grupo de idosos, serviços de convivência, ritmo e saúde, entre outros. Presta serviço à criança, jovem, adolescente, adulto e idoso. Parabéns a todos os funcionários”, comentou o vereador autor da proposta.

O presidente Julio Colombo (PSB) também ressaltou a importância e o trabalho de cada um da entidade e enfatizou que a organização vai continuar prestando um excelente serviço como presta hoje à sociedade criciumense.

Adriana Salvaro, presidente de honra da organização, agradeceu o trabalho de cada um. “Tem papel, além de dar atenção aos idosos, de cuidar quase cinco mil crianças. A Afasc está em diversos setores. Ela é um pouquinho de cada um de nós. Hoje estou aqui, mas antes, outras estiveram, e deram o melhor de si para transformar a Afasc nesta obra tão presente na vida de tantas pessoas”.

O prefeito Clesio Salvaro mencionou o trabalho das presidentes da entidade e que ajudaram a construir a entidade. “Milhares de mães também tem um dia da semana que aguardam aquele diz para poder se encontrar com suas amigas nos clubes de mães. Igual forma as idosas. A Afasc cuida da criança ao idoso,e o sucesso vem do trabalho de cada um”.

Maria Dal Farra Naspolini tem sua assinatura na ata de criação da Afasc e também esteve na homenagem feita pelo Legislativo e disse, emocionada que continua muito próxima à Afasc.

A Afasc foi fundada no dia 5 de junho de 1973, por Zulma Naspolini Manique Barreto. Tem como objetivo prestar serviços de assistência social e educação básica à população, especialmente atendendo as necessidades de crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Hoje, atende aproximadamente, 15 mil pessoas por mês, através de diversas atividades ofertadas. Um dos principais serviços é a Educação Infantil, que conta com 31 unidades.

A associação tem programas de educação infantil, assistência social, inclusão produtiva (clubes de mães), grupos de idosos, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de zero a 17 anos e ainda com o programa Ritmo e Saúde, que leva ginástica e fisioterapia aos bairros. A entidade também presta auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social nas suas necessidades emergenciais através do departamento de assistência social.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.