Anderson de Jesus | Que venha a vacina

Se alguém tinha alguma dúvida de que a vacina seria a redenção para esta maldita pandemia a experiência feita pelo Butantan na cidade paulista de Serrana coloca um fim em todos os debates. Por lá, com vacinação em massa, as mortes por Coronavírus reduziram 95% e as pessoas conseguem ter de volta o seu velho normal. A experiência também mostra a eficácia da Coronavac, ainda tão contestada. Com estes dados em mãos nos resta esperar que todos possam ter o mais breve possível o privilégio da imunização. Ela também deixa claro, goste você ou não, que se a pandemia tivesse sido tratada de maneira séria e não politizada como ainda segue sendo, o Brasil já estaria vivendo um outro tempo.  

A economia reage 

IBGE divulgou ontem os primeiros dados sobre o PIB brasileiro nos primeiros meses deste ano. Os números mostram que mesmo com a pandemia tendo um reforço no número de casos a economia reagiu. Não foi um superpib, mas houve crescimento sim. O percentual de 1,5% é pequeno sim, mas o suficiente para dar alento para os empresários e investidores do país que acreditam que o ano vai terminar com um cenário bem mais positivo 

Otimismo 

Presidente da CDL de Içara Paulo Brígido empolgado com a campanha da entidade para o Dia dos Namorados. Pelo menos 20 casais serão presenteados com jantares nos restaurantes da cidade. “Basta comprar no nosso comércio para concorrer. A aposta é de um novo mês com grandes vendas, a exemplo do que aconteceu no dia Das Mães. Se isso acontecer a recuperação do comércio se consolida”, pontua 

Definido 

As datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  de 2021 foram definidas. De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, as provas serão nos dias 21 e 28 de novembro.   O ministro Milton Ribeiro também informou que, ao contrário da edição de 2020, tanto a versão impressa quanto à digital serão aplicadas nas mesmas datas este ano. 

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Inflação 

A inflação de produtos industrializados, medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP), encerrou o mês de abril em 1,89%. A taxa é inferior à registrada em março, que ficou em 4,63%. Na comparação mês a mês, o resultado de abril é o 21  IPP positivo consecutivo.  A pesquisa, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem levar em conta os impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação. 

Este ano 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu que até o final do ano toda a população brasileira vai estar vacinada contra a covid-19.   O ministro associou também associou a vacinação à retomada econômica e calculou que para cada 10% da população vacinada é possível projetar um crescimento de um crescimento de 0,13 ponto porcentual para a economia do país. A análise de Queiroga foi feita no Fórum de Investimentos Brasil 2021. O evento é organizado pela Agência Brasil de Promoção a Exportação, a Apex-Brasil, e tem o objetivo de atrair investimentos para as empresas brasileiras. 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.