Anderson de Jesus – Momento Delicado

Com uma média de casos ativos que insiste em não cair, o município de Criciúma e a região Carbonífera seguem enfrentando um dos piores momentos na luta contra a pandemia de coronavírus. A avaliação é do Secretário de saúde de Criciúma Acélio Casagrande. Em entrevista à Massa FM ele voltou a pedir para que a população mantenha os cuidados sanitários, inclusive no Dia das Mães. “A gente sabe que todo mundo quer visitar as mães no próximo domingo, mas é preciso ter cuidado. Sei que muitas já podem ter sido imunizadas, mas nós temos casos de pessoas vacinadas que foram contaminadas. Os cuidados precisam ser mantidos para que a gente não volte a enfrentar uma situação ainda mais delicada”.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Esperança na vacina

Durante a entrevista Acélio voltou a destacar que a grande esperança repousa, de fato, sobre a vacina. “Mas precisamos de mais doses. O volume que tem chego não é suficiente para acelerar a vacinação no ritmo que gostaríamos. As que estão chegando estão sendo aplicadas. Quando tivermos pelo menos 60% da população vacinada o cenário vai começar a serenar”.

Procedimentos represados

Além da preocupação com os casos de Coronavírus, Acélio também não esconde a preocupação com o crescimento na fila de espera por procedimentos eletivos. “Vamos ter uma outra pandemia. Os casos que não são urgência podem agravar e muitos podem se tornar irreversíveis. Essa situação preocupa muito. Em Santa Catarina a fila de espera já está em 100 mil pessoas”.

Cancelou

Em uma cidade que respira eventos como Nova Veneza as limitações impostas pela pandemia se tornam ainda mais complicadas e impactam ainda mais a economia. Neste ano, mais uma vez, o tradicional calendário de eventos do município será comprometido. A informação foi confirmada pelo prefeito Rogério Frigo, durante entrevista à Massa. “A Festa de Caravaggio vai ficar com os eventos religiosos, a festa de São João Batista em São Bento Baixo está cancelada e a festa da Gastronomia vamos fazer apenas um ato para marcar o aniversário do município. Será algo apenas para não deixar passar em branco. Pelas restrições não podemos fugir disso”, explica.

Bons números

O governo de Criciúma foi reconhecido pelo controle de gastos, eficiência na aplicação de recursos públicos e planejamento no orçamento e, com isso, atingiu nota A em três indicadores de Capacidade de Pagamento (Capag), avaliados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A conquista garante ao município buscar financiamentos este ano de até 15% da receita corrente líquida no mercado brasileiro e internacional, possibilitando assim mais investimentos na cidade. “Os credores tem confiança na cidade e isso nos dá segurança para buscar mais investimentos”, explica o Secretário de Governo Wagner Espíndola.

Seguros

Secretário de Educação Miri Dagostin ressaltou nesta manhã, em entrevista à Massa FM, a segurança das escolas e creches de Criciúma. “Todas as nossas unidades tem portão fechado, com interfone e acesso controlado. As escolas são seguras e os pais podem e devem ficar tranquilos”, ressaltou Miri. Ele lembrou que após a tragédia na cidade de Saudades os procedimentos devem ser revisados e reforçados.

Aposentados

Governo confirmou a antecipação do 13º salário dos aposentados. Pagamentos serão feitos em duas parcelas em maio e junho. Medida vai injetar R$57 bilhões na economia do país. Tradicionalmente o pagamento é feito em agosto e novembro, mas por conta da pandemia o ministério da economia resolveu antecipar as parcelas.

Sem autonomia

Depois de Luiz Henrique Mandeta, nesta quarta-feira, Nelson Teich prestou seu depoimento a CPI da Covid no Senado. Deixou claro que a falta de autonomia e a insistência no uso da cloroquina o fizeram deixar o governo.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.