Anderson de Jesus – Encurtando distâncias

Secretaria de Assistência Social de Içara tem se dedicado a encurtar distâncias entre quem precisa de emprego e o mercado de trabalho. “Essa é uma preocupação. Não há como deixar de lado a parte assistência. Precisamos dar a resposta imediata, mas também precisamos trabalhar para garantir que essas pessoas saiam da condição de vulnerabilidade”, destaca o Secretário Duca Zatta, que tem colecionado boas ações e elogios. Nesse processo de tentar qualificar a mão de obra a secretaria formou uma turma de jovens para o mercado de trabalho e agora vai iniciar os cursos de qualificação com empresas da cidade e com o Sebrae. “A procura por estes cursos tem sido muito boa e nossa esperança é que consigamos abrir portas e dar a estas pessoas trabalho, renda e dignidade”

Levará tempo
Secretária de Educação do Balneário Rincão Juci Fernandes destacou nesta quinta-feira, em entrevista à Massa Fm que o retorno das atividades presenciais nas escolas do município permite que os professores intensifiquem um processo de recuperação de conteúdo que acabou sendo comprometido por conta da pandemia. “Mas essa recuperação vai levar alguns anos. Não será algo imediato”.

Estadualizando
Vereadora Giovana Mondardo já deixou claro que será candidata a deputada estadual pelo PCdoB na eleição do ano que vem. E para ampliar suas chances ela tem trabalhado para estadualizar seu nome. Ela fez um roteiro por cinco municípios da Serra e do Oeste para apresentar os projetos de sua autoriza aprovados em Criciúma. Chapecó, Concórdia, Seara, Xanxerê e Lages foram os municípios visitados pela vereadora. “Ficamos felizes pela procura e repercussão dos projetos que apresentamos em Criciúma. Algumas lideranças dessas regiões acompanham nosso trabalho e tivemos a oportunidade de mostrar o que já apresentamos nestes primeiros meses de mandato”, explica Mondardo.

Mulheres do MDB
Vereadoras eleitas, suplentes e mulheres que integram o MDB Mulher da região carbonífera estiveram reunidas na noite desta quarta-feira (01), para tratar da importância da representatividade na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nas eleições de 2022. O grupo organizou um movimento que vai defender o espaço para a região. Em pauta, a capacidade das mulheres a frente dos mais diversos projetos e o compromisso em transformar a sociedade. Além de infraestrutura, desenvolvimento econômico social e empreendedorismo.

Educação
O Projeto Casa Eficiente, uma parceria do curso de Engenharia Mecatrônica UniSatc e a Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful), leva atividades e aprendizagens voltadas para o consumo consciente de energia e água para as escolas atendidas pela cooperativa. Um novo passo da iniciativa foi dado, com a entrega de livros didáticos para os alunos da Escola de Educação Básica Municipal, Vicente Guollo, de Morro da Fumaça. A casa itinerante fica em um contêiner que atenderá mais de quatro mil alunos do 1º ao 9º ano da rede de ensino. “Para nós da Cermoful é uma satisfação realizar a entrega desses livros aqui na Vicente Guollo, queremos que esses alunos levem o conhecimento adquirido aqui para suas famílias”, frisou o presidente da Cermoful, Rudy Recco.

Falando em Cooperativa
A Cooperaliança recebeu da Assembleia Legislativa de Santa Catarina uma moção de aplauso em reconhecimento aos serviços prestados pela cooperativa. Na moção os deputados fazem questão de destacar a qualidade do serviço prestado e a eficiência no atendimento a população. É essa eficiência destacada pela Assembleia, aliás, é o que permite a cooperativa ofertar uma energia de qualidade, com preço atrativo e ainda garantir uma série de serviços sociais que fazem a diferença para o içarense.

Banco
O site oficial da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça passará a ter, no mês de setembro, o ‘Banco de Ideias Legislativas’. A ideia partiu após aprovação de um requerimento de autoria do vereador, Robson Francisconi (PP), no dia 3 de agosto.O texto da resolução afirma que deve ser disponibilizado um espaço específico, no site oficial da Câmara de Morro da Fumaça, para que os cidadãos interessados possam participar e interagir com as atividades do Legislativo, inclusive, podendo apresentar sugestões e reivindicações de interesse da sociedade.

Aprovado
Câmara dos deputados aprovou mudanças na regra de cobrança do Imposto de renda. Pelo texto os lucros e dividendos serão taxados em 20% a título de Imposto de Renda na fonte, mas fundos de investimento em ações ficam de fora. Na versão anterior, a alíquota era de 5,88% para os fundos. Já o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) será reduzido de 15% para 8%. Na versão anterior, a redução levava o tributo para 6,5%.

Rejeitado
O Plenário do Senado rejeitou o projeto de lei de conversão (que criava o Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. As alterações ao texto original feitas pela Câmara com mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foram recusadas pelos senadores que as classificaram como uma “Reforma Trabalhista” capaz de precarizar as relações de emprego.

Ônibus
Vereador Edson Freitas encaminhou pedido de informações a Expresso Coletivo Içarense sobre a suspensão de linhas que foi realizada durante a pandemia e que ainda não retornaram. Moradores tem se queixado das dificuldades para usar o transporte coletivo na cidade. Há tempos, aliás, a cidade carece de ampliação das linhas.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.