Anderson de Jesus – Economia aquecida

Maio não foi um grande mês para a geração de emprego na região Carbonífera, mas se olharmos para os cinco primeiros meses do ano teremos sim motivos para comemorar. Foram mais de seis mil vagas geradas nas 12 cidades da Amrec. O destaque ficou para Criciúma, Içara e Morro da Fumaça, mas todas as cidades tiveram saldo positivo. Um bom indicativo de que a nossa economia pode seguir reagindo e consiga terminar 2021 com saldo ainda mais promissor. Na soma dos 12 municípios, entre janeiro e maio foram adicionados 6.054 empregos com carteira assinada, 1.580 postos a mais do que o acumulado nos 12 meses de 2020. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quinta-feira, 1º, pelo Ministério da Economia. “Acompanhamos atentamente os números do Caged porque estão entre os principais indicadores da economia. O aumento no número de empregos gerados confirma a recuperação em diferentes setores e mantém o otimismo de um bom desempenho econômico ao longo do ano. Hoje, a Acic possui em seu Banco de Talentos mais de 800 vagas de trabalho disponíveis”, considera o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.

Qualificando
Município de Morro da Fumaça ativou nesta semana a parceria com o Senai. As carretas do Senai Escola estão na cidade e vão seguir em Morro da Fumaça pelos próximos três meses. O objetivo é qualificar a mão de obra da cidade para permitir que eles encontrem espaço no mercado de trabalho. “Ouvimos as pessoas que movimentam a nossa economia e foram os próprios empresários que escolheram estes cursos. Estamos cada vez mais avançando no desenvolvimento para tornar Morro da Fumaça uma referência em crescimento e qualidade de vida. Estamos finalizando nossa área industrial, trouxemos um polo da Acic e estamos criando nosso Conselho de Desenvolvimento. Terminamos um primeiro semestre com saldo positivo na geração de emprego, mas vamos avançar muito ainda e estamos trabalhando neste caminho”, ressalta o vice-prefeito Eduardo Guollo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

No cargo
Reitora Luciane Cereta e o vice Daniel Preve foram oficialmente empossados na quarta-feira, para mais um mandato frente a Unesc. Durante a cerimônia a reitora destacou que o desafio é manter o diálogo e seguir avançando no desenvolvimento da instituição e no desafio de ajudar no desenvolvimento do Sul de Santa Catarina.

Outro
Deputado que também aproveitou a semana para anunciar mudança de partido foi o deputado Kenedy Nunes. Vai deixar o PP para se filiar ao PTB. Decisão já está tomada.

Grana extra
Os servidores municipais de Morro da Fumaça receberão 50% do 13º salário no próximo sábado, dia 3. Pela legislação, o benefício deve ser pago no final do ano, porém, mais uma vez, as ações de economia feitas pela Administração Municipal tornam possível o adiantamento.

Planejamento
Prefeito Clésio Salvaro disse nesta quinta-feira, durante entrevista à Massa FM, que o município de Criciúma vive um grande momento com transparência, obras e recursos para seguir investindo na cidade. “Nossa torcida é para que a vacinação seja logo concluída e a gente possa voltar ao ritmo normal. Tentamos comprar vacina para acelerar o processo, mas infelizmente não temos autorização para isso. De todo modo a previsão é de um segundo semestre positivo.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.