Alunos produzem brigadeiro com biomassa de banana

Os alunos do primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia de Luca, tiveram uma aula prática sobre alimentação saudável. A ação faz parte da 2ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional na Escola, organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que objetiva a promoção da alimentação adequada e saudável no currículo escolar.

 “Todos os meses trabalhamos uma temática. O tema deste mês foram os alimentos atrativos para o público infantil. Começamos com uma visita em um bananal, e em seguida pesquisamos sobre as inúmeras possibilidades de consumo da fruta. Aprendemos a fazer biomassa que já é utilizada no cardápio da merenda escolar da Rede Municipal, e, para finalizar, convidamos um casal que trabalha com alimentos saudáveis para vir mostrar na prática aos pequenos os benefícios da comida “de verdade””, explicou a coordenadora pedagógica Priscila Fernandes.

A biomassa, já utilizada nas receitas oferecidas aos sete mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Içara foi utilizada na receita de brigadeiro vegano do casal Mariana Ferreira e João Paulo Pagnan, fundadores da Natureba, de Morro da Fumaça. Durante a oficina, os empreendedores conversaram com as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável para a nutrição e crescimento. “Despertar a curiosidade de comer coisas saudáveis é importante. A nova geração nasceu numa época repleta de industrializados. No supermercado são inúmeras embalagens com produtos que muitas vezes até desconhecemos e que fazem muito mal à saúde”, destacou Mariana.

O foco da Natureba é produzir alimentos para crianças com os mais diversos tipos de alergias/intolerância. “Nem sempre a comida sem glúten ou lactose é ruim. Há muito preconceito em torno das restrições. Propiciar que eles comam coisas diferentes ajuda a desmistificar esta ideia. É um gesto que refletirá em seu desenvolvimento de maneira geral”, destacou Mariane.

O casal também levou pães “arco-íris”, feitos com cenoura, beterraba e espinafre para degustação. “Agradecemos o convite da escola e aproveitamos para parabenizar a merenda escolar de Içara servida aos alunos içarenses. Consideramos importante projetos como este desse dentro da sala de aula, pois as crianças são excelentes replicadoras de informações, levando o que aprenderam para toda a família”, completou.

#biomassa, #brigadeiro, #Jornada de Educação Alimentar e Nutricional na Escola, #undo Nacional de Desenvolvimento da Educação