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Alunos desenvolvem trabalhos científicos na área de zoologia para redes sociais

Os alunos da terceira fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc, usaram a criatividade para estudar e apresentar trabalhos na disciplina de Zoologia II. Incentivados pela professora, Mainara Cascaes, os acadêmicos estudaram quatro grupos animais – dois grupos de vermes, platelmintos e nematoides, que causam doenças em seres humanos e em outros animais e os moluscos e anelídeos – e desenvolveram apresentações com imagens e vídeos para as redes sociais.

A professora explica que o objetivo do trabalho é realizar por meio da divulgação cientifica, o fortalecimento das competências e habilidades do biólogo para a interação com a comunidade.

Segundo Mainara, o trabalho foi a maneira pensada para ampliar as ações de extensão dentro da disciplina. “Levantamos dúvidas que as pessoas e os próprios estudantes têm sobre determinados grupos. Criamos problemas de pesquisa e os alunos escolheram um deles para desenvolverem o trabalho que mescla tanto a pesquisa, porque eles precisam responder a estas perguntas academicamente, quanto divulgação científica. Quando estávamos tendo aulas presenciais, antes da pandemia de Covid-19, a ideia é que eles fizessem trabalhos que pudessem ser levados para escolas e centros comunitários. Com o cenário atual, trocamos a ação na comunidade pela divulgação científica, que também vai atingir diversas pessoas pelas redes sociais”, afirma Mainara.

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Para divulgar os trabalhos, cada grupo de acadêmicos de Ciências Biológicas usou as redes sociais. Foi assim com o grupo formado pelas estudantes Ana Júlia Botelho, Larissa Rossi, Iasmin Zeferino e Maria Eduarda Maccari, que usou o perfil de Iasmin para divulgar o trabalho “De onde vem as lombrigas dos animais domésticos?”. As estudantes escolheram falar sobre gatos e cachorros, que se estiverem infectados com toxocariose (infecção que resulta na invasão de órgãos por larvas de nematoides), suas fezes podem contaminar o solo. “Não tivemos nenhuma dificuldade para fazer o trabalho. Nos dividimos em equipes e divulgamos nas redes sociais, via Instagram. Tivemos um bom retorno das pessoas, que interagiram via enquetes e nas publicações”, conta Iasmin.

As questões norteadoras dos trabalhos foram:

– Achatina fulica: riscos de invasão biológica e consequências a saúde ambiental.

– Cefalópodes: inteligência ou sorte?

– Sanguessugas e atributos medicinais.

– Minhocas e o processo de ciclagem de nutrientes

– Ingestão de carne malpassada: mitos e verdades – e verminoses associadas.

– Saneamento básico e a barriga d’água.

– De onde vem as lombrigas dos mamíferos?

 Para acompanhar as respostas a estas questões, basta acessar os perfis do Instagram:

@iasminr.z

@_andrefrancis

@juliagavaa

@jardineirasdosolo

  Matrículas abertas

 O mundo está mudando, o que não muda é a força do conhecimento. Mais do que nunca, ter formação de excelência faz toda a diferença. Para viver esta experiência, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas na Unesc, por meio do Ingresso sem Vestibular.

Para se matricular no curso de Ciências Biológicas da Unesc, basta entrar em contato com o Setor Comercial, pelo WhatsApp (48) 99915-0433 ou pelo telefone (48) 3431-2500.

 

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