Alunos da Escola S de Criciúma participam de torneio de robótica nacional
Etapa nacional do Festival SESI de Robótica iniciou nesta sexta-feira, e segue até domingo, no Pavilhão da Bienal em São Paulo
Os estudantes da Escola S de Criciúma participam nesta semana, de 27 a 29 de maio, do Festival SESI de Robótica, em São Paulo. As equipes foram classificadas para esta etapa após participarem da fase estadual realizada em março, no município. A etapa nacional é classificatória para disputas internacionais.
A Escola S de Criciúma está participando com quatro times divididos nas modalidades F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST LEGO League Challenge (FLL). O 4º Festival SESI de Robótica ocorre no Pavilhão da Bienal em São Paulo com competições de robótica, oficinas e seminário sobre educação.
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“Esse é um momento muito importante para as nossas equipes, que são compostas por estudantes do ensino fundamental e médio da Escola S de Criciúma. Eles treinaram durante meses, estudaram estratégias, desenvolveram e aperfeiçoaram habilidades e hoje estão prontos para a etapa nacional do torneio. Além disso, ter quatro equipes da nossa escola na etapa nacional do torneio de robótica nos traz a certeza de que nossa metodologia STEAM tem sido aplicado com eficácia em toda educação básica da Escola S. Estamos realmente muito orgulhosos”, garante a supervisora da Escola S de Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe.
Durante a competição deste final de semana, os estudantes precisam elaborar um projeto buscando soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. O tema desta temporada está relacionado a transporte e logística e desafia jovens a repensar um caminho a seguir e descobrir pontes que vão conectar o futuro.
Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEAM) na criação de projetos de inovação, construção e programação de robôs, que deverão completar missões. O objetivo final é se divertir.
O evento segue até domingo, quando sai o resultado da classificação para a etapa mundial.
Sobre as modalidades:
– FIRST LEGO League Challenge (FLL): alunos de 9 a 16 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Logística e Transporte.
– FIRST Tech Challenge (FTC): nessa modalidade, competem estudantes do ensino médio, que constroem robôs maiores, de até 19kg, partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um caderno de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos em uma arena.
– F1 in Schools: o projeto educacional da Fórmula 1 instiga os estudantes a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento.