Alunos aprendem brincando sobre a importância de preservar o meio ambiente

Sob o olhar atento dos colegas, o aluno do terceiro ano da Escola Gabriel Serafim, Guilherme Rocha Cassol lança o dado no tabuleiro e aguarda o resultado com as orientações que deve seguir. “Você separou certo os resíduos. Avance três casas”. E foi com brincadeiras e diversão que os estudantes da Escola Gabriel Serafim aprenderam um pouco mais sobre a importância de preservar o meio ambiente em Forquilhinha.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A iniciativa do Governo Municipal, por meio da Fundação Ambiental (undaf), visa despertar nas crianças e adolescentes a conscientização ambiental de forma lúdica nas escolas. “Fizemos esta abordagem leve e descontraída para chamar a atenção dos alunos de que suas ações no presente podem contribuir para tornar o mundo melhor e mais sustentável”, aposta a superintendente da Fundaf, Lilian Arns.

Tabuleiro “Trilha Ecológica”

É no tabuleiro batizado como “Trilha Ecológica” que as crianças aprendem sobre os temas relacionados à preservação do meio ambiente. “O nosso objetivo é de melhorar a relação ensino-aprendizagem dos alunos, além de abordar sobre educação ambiental de forma atrativa e motivadora. Iniciamos esta atividade com os alunos das escolas municipais”,informa a coordenadora de Educação Ambiental da Fundaf, Daiani Vitali.

Os ensinamentos repassados pelo jogo ficaram na lembrança de Guilherme. “Aprendi sobre a importância da reciclagem e como fazer a separação correta do lixo. E que também devemos economizar água, pois ela é fundamental para a nossa sobrevivência”, comenta. No encerramento das atividades, os alunos levaram para casa uma cópia da “Trilha Ecológica” para estender o aprendizado aos familiares e amigos.

As escolas de Forquilhinha das redes estadual, municipal ou particular  interessadas na atividade podem entrar em contato com a Fundaf pelo telefone (048) 3463 3039.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.