Alunas tiveram oportunidade de receber a mentoria de Alexandre Herchcovitch

O Senai Criciúma representou Santa Catarina num maiores projetos de educação profissional do país, o Senai Brasil Fashion. Ao decorrer dos encontros no Rio de Janeiro, as alunas, Agda Manenti Serafim e Letícia Rosa Alves, do curso Superior em Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc tiveram a oportunidade de aprimorar técnicas e receber a orientação de renomados profissionais da área, como: Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga.

Sob o tema “Moda é Futuro, Futuro é Moda”, as estudantes, únicas representantes do Estado, desenvolveram uma minicoleção, apresentada em um desfile no Museu do Amanhã. Para o projeto, as jovens buscaram referências de Josephine Baker, ousada cantora e dançarina norte-americana, e produziram uma coleção de forma manual e com tecidos sustentáveis. Ao longo do processo, as alunas receberam a mentoria de Alexandre Herchcovitch, escolha do próprio estilista.

“Vindo de qualquer estilista nós já estávamos entusiasmadas, porquê só de estar lá, foi algo incrível. Quando fiquei sabendo que era ele, fiquei com um pouco de medo, porquê as pessoas sempre nos falaram que ele era mais reservado e que modificaria muito o nosso projeto. Mas quando tivemos o primeiro contato, ele falou uma frase que marcou: a gente é responsável por aquilo que cria. Então, todo o processo que tivemos com foi muito mais de aprendizado, entender a nossa coleção, do que se sentir desvalorizado por receber modificações no projeto”, declara a estudante Agda Manenti.

Para Letícia também não foi diferente, a jovem conta como foi trabalhar lado a lado com Herchcovitch, profissional reconhecido internacionalmente por suas criações, que levam a originalidade e identidade do estilista em cada trabalho. “Ele se mostrou uma pessoa bem aberta pra conversar, nos deu várias opiniões que fizeram o projeto crescer e em nenhum momento nos impôs nada, tudo foi conversado e aceito. No final ficamos bem felizes de ter sido ele”, conta a aluna.

Únicas representantes de Santa Catarina

Agda e Letícia foram as únicas representantes catarinenses, além de marcarem a primeira participação do Senai Criciúma no projeto. “Foi uma responsabilidade. Até então ninguém tinha participado de Santa Catarina, nós fomos a primeira dupla selecionada dos quatro anos. Fomos muito elogiadas pelo compromisso que os profissionais do nosso Estado demonstram”, declara Agda.

“Pra nós é uma satisfação e orgulho. Nós formamos profissionais para atuar na área da moda e todas as etapas: pesquisa, criação, desenvolvimento e comunicação. Esse projeto é exatamente isso, ele seleciona os melhores estudantes nessas áreas, e ter alunas representando Santa Catarina e ser da nossa instituição, especificamente do nosso curso, isso quer dizer que nós estamos no caminho certo, que estamos formando diretamente ligado ao que o mercado está precisando, ao que as empresas estão precisando”, declara a coordenadora da graduação, Charlene Vicente Amâncio.

“Foi incrível. Nós temos muito compromisso, é uma coisa catarinense, tanto que o Jackson nos elogiou porquê sempre tentamos dar o melhor, se era pra levar uma peça pronta nós já levávamos dois looks, e no segundo encontro levar 70% pronto pra eles já poderem verificar, diferente de algumas duplas que não conseguiram. Então, a gente sempre deu o nosso máximo. Se era preciso ficar a madrugada bordando, costurando ou modelando, ficávamos”, conta Letícia.

“Nós temos vários projetos que os alunos desenvolvem desde a primeira fase até se formarem, e esse é um dos projetos. Tem os que são vinculados às disciplinas e os extras, onde eles podem ousar mais, vivenciar de uma forma prática, não só aqui como prática externa. Estar em contato com outros profissionais, com outras instituições, que é realmente o que eles vão fazer. E este, foi um dos maiores destaques deste ano”, finaliza a coordenadora.

 

Futuro é Moda, home_destaque, moda, Moda é Futuro, Senai, Senai Brasil Fashion