Alunas de curso de costura produzem roupas para crianças em acolhimento
Peças serão doadas para atendidos pelo Programa Novos Caminhos
Alunas do curso de costura industrial da Escola Móvel do Senai, em Içara, produziram peças de roupa infantil que serão encaminhadas para lares de acolhimento institucional da região Sul. Foram produzidas 80 peças do tamanho infantil 1 até o tamanho 10, como camisetas, calças, bermudas, casacos, coletes, pijamas, roupas para bebês e nécessaires. Essas peças serão doadas para crianças e adolescentes atendidas pelo programa Novos Caminhos.
A professora de costura Maria Celene Petry explica que a ideia da produção de roupas para doação surgiu com a interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC nas regionais Sul e Litoral Sul, Cintia Nowasco da Silva, após uma conversa sobre a utilização de retalhos para doação e também a possível produção de roupas no próximo curso de costura, que veio a acontecer em Içara em parceria com o município. “Apresentei o projeto para as alunas do curso, elas se interessaram, abraçaram a ideia, e estou muito orgulhosa do trabalho delas. Muitas não sabiam nem colocar linha na agulha, não conheciam uma máquina de costura, mas através do projeto elas abraçaram tanto essa causa que se superaram. O que as ajudou muito foi a motivação de saberem da entrega para as crianças. Fiquei bem orgulhosa e bem feliz com esse projeto”. Aluna do curso, Santa Donizete afirma que participar foi além do aprendizado, pela colaboração no projeto de doação das peças fabricadas em sala de aula.
A interlocutora da FIESC Cintia Nowasco da Silva explica que a área de responsabilidade social da entidade sempre busca fazer conexões, tanto com a indústria quanto com a comunidade que precisa e com os alunos. “Se podemos transformar algo que iria para um aterro como destino final em uma roupa que vai aquecer uma criança, em um penal que vai estimular os estudos ou uma nécessaire para contribuir em campanhas já existentes, vamos trabalhar para que isso aconteça. E foi o que aconteceu nesta ação, em que as alunas abraçaram e puderam produzir 80 peças que vão aquecer as crianças das casas de acolhimento”. Os itens serão entregues em breve.
Sobre o programa
O programa Novos Caminhos foi criado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a AMC e a FIESC/SESI/SENAI. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio; Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina. Esta é a segunda ação de parceiros do Novos Caminhos, que une diversos programas e entidades para beneficiar crianças e adolescentes em acolhimento. A primeira produziu nécessaires para a campanha ‘Dignidade Menstrual’, organizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em maio de 2023.