Notícias de Criciúma e Região

Alunas da Apae Cocal do Sul descobrem a alegria de preparar sua própria refeição 

 Atividades são frequentemente trabalhadas na instituição para estimular a autonomia dos alunos

Nesta semana, as alunas da turma SVL III – Padaria da Apae de Cocal do Sul tiveram uma experiência prática e enriquecedora. Acompanhadas pela professora Angela Maria Amboni Fernandes e pela psicóloga Priscilla Luiz Sampaio, as estudantes foram para a cozinha onde prepararam toda a refeição do dia. Durante a atividade, elas aprenderam a fazer macarrão caseiro, carne moída com molho à bolonhesa, maionese de cenoura, salada, e até uma refrescante limonada. Para celebrar o trabalho, todas almoçaram juntas, desfrutando do que haviam preparado.

“A vontade de fazer sua própria refeição e aprender a preparar macarrão caseiro sempre foi um desejo das alunas. Em conjunto com a professora da turma e a psicóloga que atende o grupo, organizamos a refeição. O objetivo principal é promover a autonomia em atividades de vida diária,” explica a professora Angela.

Na Apae, as Atividades de Vida Diária (AVDs) são constantemente trabalhadas para incentivar a autonomia dos alunos. “Atividades simples, como tomar banho, escovar os dentes, varrer, cozinhar, lavar e guardar a louça, organizar os ambientes e cuidar dos animais, oferecem inúmeros benefícios. Além de fortalecer habilidades práticas, essas atividades contribuem para o desenvolvimento da autoconfiança e da independência, preparando os alunos para enfrentar os desafios do cotidiano com mais segurança e autonomia”, destaca a professora.

Ainda segundo ela, a prática de AVDs na Apae visa não apenas o aprendizado de tarefas específicas, mas também o desenvolvimento integral dos alunos, valorizando sua capacidade de realizar ações do dia a dia de forma independente e com responsabilidade. “Essas atividades são essenciais para que os alunos se tornem mais autônomos, participativos e incluídos na sociedade”, finaliza.

 

Você também pode gostar