Notícias de Criciúma e Região

Aluna do Senai de Criciúma é destaque em curso e garante vaga no mercado de trabalho

Renata Vargas Rodolfo conseguiu seu primeiro emprego na área de tornearia mecânica

O conhecimento empodera, traz novas oportunidades e abre caminhos que antes seriam inimagináveis. Foi em busca desse conhecimento que a aluna do Senai de Criciúma, Renata Vargas Rodolfo, 36 anos, casada, mãe de um menino de 10 anos, conseguiu alcançar um sonho distante, mas que, graças a sua dedicação, se tornou real. Uma oportunidade que se abriu por meio de um curso profissional do Senai e que mudou completamente a vida dela e da sua família. Uma mudança que hoje serve de exemplo e que, mais uma vez, comprova o poder da educação.

“Eu sempre trabalhei com limpeza, foram quase 13 anos nessa função até que um dia passando pelo Centro de Criciúma, estavam divulgando os cursos do Senai. Lembro que me explicaram quais tinham disponíveis e perguntei o que era o curso de torneiro mecânico. Me explicaram o que fazia e resolvi me inscrever. Depois que fiz a entrevista, liguei para o meu marido e ele até se espantou. Mas você sabe o que faz um torneiro?”, conta Renata sorrindo.

Segundo ela a resposta ao esposo foi: eu não sei, mas vou descobrir! E foi assim que ela fez.
“Fiz esse primeiro curso no Bairro da Juventude com a parceria do Senai e continuei trabalhando na área da limpeza. Assim que encerraram as aulas, comecei a colocar alguns currículos nas empresas. Não fui chamada naquela época, mas com medo de esquecer o que tinha aprendido e como estavam com inscrições abertas para um novo curso, o de fresa, resolvi me inscrever também. Perguntei para o meu professor e ele me indicou fazer também”, comenta Renata.

Neste primeiro curso, ela já foi destaque, mesmo contando somente com o ensino até a sexta série do ensino fundamental. “Apanhei muito para entender as coisas mais teóricas, pensei muito em desistir. Mas na mão na massa eu sou boa”, sorri. “O meu professor vendo o meu desempenho nos cursos me pediu um currículo para encaminhar a uma empresa. Eu enviei a ele e, no dia seguinte, já fui chamada para uma vaga na minha área. Naquilo que estou estudando, aprendendo. Hoje tenho o apoio da minha família e novos sonhos. Atualmente estou fazendo o curso de elétrica básica no Senai, mas quero continuar. Vou começar agora a fazer o ensino médio para fazer o curso de CNC. Tudo isso foi por causa do Senai, da motivação que tive para os estudos. Antes eu estava estacionada na área da limpeza e achava que iria me aposentar ali. Hoje eu sei que posso ter uma vida diferente”, aponta Renata.

Exemplo de determinação

De acordo com a supervisora dos cursos profissionais do Senai, Izamara Fabre Custódio, histórias como a de Renata são inspirações para todos. “Ela é pura vontade de aprender. Até pouco tempo atrás, não era comum vermos mulheres em áreas que culturalmente eram somente masculinas. Mas é como sempre digo, lugar de mulher é onde ela quiser. De uns três anos para cá isso veio mudando. As próprias empresas abriram as portas para as mulheres e deram novas oportunidades e nos nossos cursos, já se percebe um aumento maior também do público feminino. Assim como a Renata, já vivemos cases de sucesso de alunas que acabaram migrando para essas áreas. Nós trabalhamos para ver nossos alunos se desenvolvendo e isso que nos motiva a continuar”, enaltece Izamara.

Os interessados em conhecer mais sobre os cursos profissionais do Senai, podem entrar em contato pelo WhatsApp: (48) 3431-7134.

Você também pode gostar