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Quase 3 mil atendimentos no telecovid são registrado em 2 dias

Mais de 1200 pessoas buscaram o serviço remoto em Criciúma

No primeiro dia de atividades, mais de 3 mil pessoas foram atendidas pelo TeleCovid em Criciúma. O serviço remoto para pacientes com sintomas respiratórios foi retomado, nessa terça-feira, 18. “A demanda de atendimentos está alta, por isso algumas pessoas ficaram na fila nesse retorno do serviço. Estamos organizando a equipe e se adequando a essa nova realidade, para que todos sejam atendidos e encaminhados da melhor forma possível”, destaca o secretário de Saúde do município, Acélio Casagrande.

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Como é o serviço

O teleatendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e nos sábados e domingos, das 8h às 17h. O contato é feito por meio de mensagem no WhatsApp (48) 991546453. Uma equipe técnica formada por enfermeiros e médicos dará as orientações e possíveis encaminhamentos.

“O serviço passa a ser a porta de entrada do atendimento para pacientes com sintomas gripais. Dessa forma, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem ser procuradas apenas para atendimentos eletivos e para a realização de testes já agendados previamente, ou por pacientes que apresentarem sintomas gripais graves. É importante que a população colabore, principalmente adotando as medidas de prevenção, para evitar a proliferação do vírus. Com tantos novos casos surgindo a cada dia, nossas equipes não conseguem atender a toda a demanda”, explicou o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco.

Testagem para Covid-19

O gerente explica que, com o aumento da procura por atendimento, as testagens também foram intensificadas. “A demanda aumentou nas últimas semanas e gerou alguns problemas, como a falta de insumos”, destacou. Por conta disso, o Governo do Estado encaminhou um ofício à todas as Secretarias Municipais de Saúde, na última segunda-feira, 17, com medidas que devem ser adotadas a partir de agora.

A testagem deve priorizar:

– Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização;

– Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades);

– Profissionais de saúde com sintomas respiratórios

– Triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos;

– Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança

O documento orienta ainda que algumas situações não configuram necessidade de realização de testes, como:

– Indivíduos assintomáticos (inclusive contatos);

– Como requisito para sair do isolamento;

– Como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam.

Essas recomendações deverão ser seguidas até o momento que a disponibilidade de testes seja regularizada, e novas orientações sejam encaminhadas pelo Estado. “Por isso, pedimos que a população busque o atendimento apenas quando apresentar sintomas, necessitando de acompanhamento”, concluiu Bucco.

Podem ser sinais de alerta:

– Febre

– Tosse seca

– Perda de olfato ou paladar

– Cansaço excessivo

Se associados pelo menos dois desses sintomas, com falta de ar, pode se tratar de um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, portanto, orienta-se que o cidadão procure a sua unidade de saúde ou serviços de urgência e emergência, como a UPA da Próspera ou o 24hrs da Boa Vista.

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