Alimentos para reforçar o sistema imunológico

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Não há contraindicação em adicionar ingredientes saudáveis a sua dieta. Alguns alimentos são conhecidos pelo seu potencial como ajuda ao sistema imunológico todos os dias. Manter uma dieta adequada é essencial para sua saúde. Para garantir que sua alimentação auxiliará no funcionamento do seu sistema imunológico, a nutricionista Júlia Lorenzon indica que sejam evitadas dietas restritivas e excessos de açúcar, refinados, bebidas alcoólicas e ultraprocessados. Esses ingredientes podem ativar respostas inflamatórias e alterar as funções imunológicas. A indicação é dar preferência para alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e grão integrais, e alimentos fonte de ômega 3 e 9, como sardinha, chia, azeite de oliva extravirgem e amendoim.

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“Uma dieta balanceada oferece quantidades adequadas de macronutrientes, vitaminas, minerais e fitoquímicos que fornecem energia, auxiliam na manutenção de um peso saudável e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, contribuem para o bom humor e um sono de qualidade e fortalecem o sistema imunológico”, indica a nutricionista.

O suco de laranja e o chá com limão são algumas das primeiras receitas para auxiliar na imunidade. Isso é porque, além da vitamina C, as frutas cítricas, como abacaxi e tangerina, possuem carotenóides, que ajudam na síntese da vitamina A. Os vegetais escuros, como couve e brócolis, também possuem essa substância e são uma ótima opção para uma dieta saudável.

O potencial dos alimentos na melhoria da imunidade é estudado há séculos pela Medicina Tradicional Chinesa. O naturopata Daniel Alan Costa indica alguns ingredientes dessa região para complementar a alimentação nesses momentos. Segundo ele, eucalipto, rabanete, alho e cogumelo shitake possuem nutrientes benéficos para o sistema imunológico, como antioxidantes, lentinana, cálcio e vitaminas.

Segundo Júlia, além de cuidados com a alimentação, as pessoas devem também cuidar do seu corpo através da prática de esportes, sono de qualidade e controle do estresse. A nutricionista explica que as medidas para enfrentar um momento de pandemia não são diferentes das tomadas no dia-a-dia.

Isso serve também para a higienização dos alimentos. As orientações passadas pelos órgãos competentes devem ser mantidas:

1) Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas;
2) Lavar em água para consumo humano, folha a folha, os vegetais folhosos. As frutas e os legumes, lavar um a um;
3) Colocar de molho por 15 a 30 minutos em água clorada (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio [2,5%] ou água sanitária [2,0% a 2,5%], para cada 1 litro de água;
4) Enxaguar em água para consumo humano os vegetais folhosos, folha a folha, as frutas e os legumes um a um.

Todas essa medidas devem ser combinadas com os procedimentos de higiene pessoal, que ainda são a melhor maneira de contribuir para a prevenção.

Fonte: Correio do Povo

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