Alesc: escola de Sombrio representa o Sul no Parlamento Jovem
No total, 40 novos deputados foram empossados nesta segunda-feira,10
Seguindo todo o rito oficial de instalação da legislatura, com juramento e assinatura de termo de posse, assumiram mandato na 32ª edição do Parlamento Jovem 40 adolescentes catarinenses. A sessão aconteceu no Plenário da Assembleia nesta segunda-feira, 10 e foi conduzida por Matheus de Oliveira Claudino, o mais velho dentre os participantes. A Escola de Educação Básica Catulo da Paixão Cearense, de Sombrio, representou a região Sul.
Durante toda a semana os jovens parlamentares vão experimentar a rotina legislativa. As atividades envolvem oficinas e palestras sobre oratória, protagonismo juvenil, democracia, elaboração de propostas, pareceres e votos.
Também farão instalação e reunião de comissões, apresentação de propostas de lei a partir das discussões e sessão plenária nesta quinta-feira, 13. O projeto ocorre duas vezes ao ano e é organizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, que auxilia os adolescentes durante todo o processo.
A deputada jovem, Gabriele Oliveira Soares, de 17 anos, que representou os colegas na mesa de abertura da sessão de posse, disse que quis participar do programa pois ficou curiosa em entender o que faz uma deputada e quer aproveitar ao máximo e repassar os conhecimentos adquiridos para os colegas de sua escola. “Tenho me interessado cada vez mais pela política, em entender como as coisas acontecem. Conforme a gente vai crescendo a gente não pode só viver daquilo que nossos pais acreditam ou aquilo que a gente vai ouvindo sempre”, destacou Gabriele.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, informou que mais de mil propostas legislativas foram originadas no programa, sendo 48 projetos aprovados, que viraram lei. Também comentou a importância de programas como esse para preparar os jovens para a política, segundo ela, um projeto extremamente importante, que promove a democracia, que promove a cidadania. “É uma oportunidade que esses jovens têm de conhecer o parlamento, a importância do parlamento, e iniciarem uma participação mais efetiva na política nos seus municípios e no estado de Santa Catarina”, disse Marlene.
Parlamento Jovem
Toda a edição do projeto conta com a participação de oito escolas sorteadas, de diversas regiões de Santa Catarina. Nestas escolas, os estudantes interessados se candidatam para serem jovens parlamentares e são eleitos pelos seus colegas. Podem ser eleitos estudantes de ensino médio de até 21 anos.
Escolas participantes
Colégio Marista, de São José, representando a Grande Florianópolis;
EEB Maria Terezinha Leoni, de Videira, representando o Meio Oeste;
Colégio Cenecista José Elias Moreira, de Joinville, representando a região Nordeste;
EEB São Luiz, de União do Oeste, representando a região Oeste;
EEB Professor Manoel da Silva Quadros, de Canoinhas, representando o Planalto Norte;
EEB Djalma Bento, de Rio Rufino, representando o Planalto Serrano;
EEB Catulo da Paixão Cearense, de Sombrio, representando a região Sul;
EEB Manoel Henrique de Assis, de Penha, representando o Vale do Itajaí.