Alesc lança Frente Parlamentar em apoio ao carvão mineral nesta sexta-feira, 23

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, atendendo iniciativa do deputado Rodrigo Minotto (PDT), lança nesta sexta-feira, 23, a Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral. A cerimônia está marcada para às 14h30min, no auditório da Satc, no Bairro Universitário, em Criciúma.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Ciente da importância do carvão na matriz energética do Brasil, Minotto será o coordenador da Frente Parlamentar. “Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná somam 42% do total de recursos energéticos do país, ultrapassando 32 bilhões de toneladas segundo a Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM). O setor precisa estar estruturado para atender essa demanda e nós através da Assembleia Legislativa podemos contribuir neste processo”, explica o deputado.

País não pode ficar refém de hidrelétricas 

Em 2018, o carvão foi responsável por 38% da energia elétrica gerada no mundo. De acordo com o presidente da ABCM, engenheiro Fernando Zancan, o Brasil não pode ser refém da energia hidrelétrica. “Um país como o Brasil precisa ter mais opções em sua matriz energética. O carvão mineral é uma solução viável para a manutenção, por exemplo, dos serviços essenciais em caso de longos períodos de estiagem e a consequente queda na produção de energia elétrica”, coloca Zancan.

Emprego e renda

O carvão representa um importante vetor social na geração de emprego e renda, abrigando apenas na região sul de Santa Catarina mais de 20 mil pessoas de forma direta e indireta, e em 2018 gerou para os municípios com o pagamento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) um incremento nas receitas de R$ 8.316.625,00

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

# Assembleia Legislativa, # carvão, #carvão mineral, #Criciúma, #Política, #rodrigo minotto, deputado estadual, home_destaque