Notícias de Criciúma e Região

Alegria de poder sentir as ondas batendo no corpo é o sentimento de Márcio ao usar a cadeira anfíbio dos Salva Vidas

Para muitas pessoas pular e furar ondas, correr na beira mar, sentir o oceano no corpo é algo às vezes simples e comum. Mas, para o criciumense Márcio Marcelino, de 48 anos, essa é uma das maiores alegrias que seu corpo poderia sentir.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Ele, que estuda na Apae de Criciúma, possui um problema nos joelhos que o impossibilita de fazer várias atividades. E para poder ir até o mar, a família precisava usar um banquinho para apoiar o corpo do rapaz, já que agachar é um exercício que seu corpo frágil não suporta.

Neste sábado, 25, Márcio contou com o auxílio da cadeira anfíbio do serviço de Salva Vidas do Balneário Rincão. Ele pode desfrutar do prazer das ondas sem precisar se preocupar com as dores nos joelhos. “Foi muito emocionante sentir as ondas batendo no meu corpo. Eu gritava de alegria. A equipe de Salva Vidas foi excepcional, carinhosa e muito cuidadosa comigo”, relata eufórico Márcio.

A partir da próxima semana Morro dos Conventos contará com equipamento

A cadeira anfíbio pode ser encontrada nas principais praias de Santa Catarina. São mais de dez praias catarinenses equipadas com o acessório que facilita o acesso de pessoas com necessidades especiais para o mar.

Elas estão disponíveis nos Guarda Vidas centrais e no Sul podem ser localizadas nas praias de: Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota. A partir da próxima semana também estará à disposição em Morro dos Conventos.

Desde 2013, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contribui para garantir a segurança e acessibilidade de cadeirantes e deficientes físicos nas praias catarinenses. Para a prática destas ações, foi criado o projeto “Praia Acessível”, que disponibiliza gratuitamente cadeiras adaptadas aos banhistas com mobilidade reduzida.

O uso das cadeiras conta com a supervisão dos Guarda-Vidas, que monitoram e protegem os visitantes em cada banho de mar. Atualmente, o CBMSC possui cerca de 35 cadeiras anfíbias.

Você também pode gostar