Alegria, amor e legado: a comemoração dos 90 anos do Lapagesse
Nesta quinta, Câmara de Criciúma realizou sessão especial na instituição educacional
Homenagens marcaram a sessão especial da Câmara Municipal de Criciúma na Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse, em comemoração aos 90 anos da instituição, na noite desta quinta-feira, dia 11. O ato, que contou com a presença de vereadores, autoridades, professores e pessoas marcantes na história da escola, foi uma proposição da presidente da Casa legislativa, Roseli De Lucca.
Segundo De Lucca, realizar esse tipo de solenidade é praticamente uma obrigação da Câmara e dos legisladores. “Aqui no Lapagesse, passaram muitas pessoas que fizeram a diferença na nossa cidade, tanto empresários, políticos, quanto pessoas da educação. Todos eles, independente da área de atuação, fizeram a diferença na nossa cidade. 90 anos fazendo educação é uma marca que tem que ser comemorada e é isso que nós estamos fazendo hoje aqui”, comentou.
Para o diretor da escola, Daniel Bernardo da Silva, homenagens como essa exaltam a entidade. “Uma sessão solene dá justamente o tom da importância que é a instituição Lapagesse para a sociedade de Criciúma. É uma satisfação poder estar junto ao poder público, sendo reconhecido como instituição. Então, percebemos mais uma vez a alegria da comunidade em poder receber uma sessão da câmara dentro da nossa instituição”, afirmou.
Quem está há um bom tempo na instituição também sente que faz parte de algo maior, que vai passar de geração a geração. “É uma honra por fazer parte dessa história. Eu faço parte de 12 anos aqui dentro, temos relações com nossa comunidade, de pais, crianças que eu vi pequenas e hoje estão terminando o nono ano ou até já saíram daqui. Então, temos um legado e temos muito amor”, disse Deise Nonnenmacher, professora do Lapagesse há 12 anos.
Já Michele Baum pode celebrar o momento sob dois pontos de vistas: o de professora e o de ex-aluna. “A escola Lapagesse é uma referência no município. Então, ela merece ser homenageada por completar os seus 90 anos. É uma satisfação muito grande, porque saí daqui em 1990 e voltei em 2021. Eu fiquei muito emocionada, porque jamais imaginei que eu voltaria para escola que eu estudei. Então, é uma felicidade muito grande”, declarou.