‘Airbags mortais’ continuam oferecendo riscos a motoristas brasileiros

Mais de 1 milhão de carros brasileiros ainda possuem os chamados “airbags mortais”, fornecidos pela fabricante japonesa Takata. São equipamentos defeituosos que abrem com tanta força que atiram pedaços de metal contra os ocupantes.

O maior recall da história veio à tona cinco anos atrás e envolveu mais de 30 milhões de veículos de diversas marcas em todo o mundo. A fornecedora se declarou culpada e aceitou pagar uma multa de US$ 1 bilhão nos EUA. O defeito está relacionado com a morte de pelo menos 22 pessoas, além de 180 feridos. Não há relatos de nenhuma ocorrência no Brasil.

Durante esse período de cinco anos, mais de 2 milhões de carros, de 15 diferentes marcas, foram chamados para a troca da peça defeituosa, chamada insuflador. A grande maioria é da Honda e da Toyota. A Ford foi a mais recente, com recall aberto no mês passado.

O que são os “airbags mortais”?

O defeito está na vedação do insuflador, onde fica o gás que faz o airbag ser acionado. A falha pode fazer essa peça trincar e também alterar o gás, devido à exposição à umidade. Assim, quando há uma colisão e o airbag deve ser acionado, ele não abre corretamente, e explode. O insuflador (que tem peças metálicas) se parte e seus pedaços são atirados contra os ocupantes dos veículos. Até por isso, os ferimentos de algumas vítimas foram confundidos com facadas ou tiro.

Veja se seu carro está no recall dos ‘airbags mortais’

O conserto é gratuito. No entanto, o índice de atendimento das chamadas sequer atingiu 50%. Isso significa que apenas cerca de 800 mil proprietários foram às concessionárias em busca de uma solução.

Veja a lista de recalls

Informações: G1

 

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