Notícias de Criciúma e Região

Agro é vida, é cooperação

Por Willi Backes

É cada vez mais pública e notória a importância para o Brasil, com destaque para o Estado de Santa Catarina, as atividades oriundas do agronegócio, pecuária, agricultura e cooperativismo familiar para a produção de alimentos e bem-estar social. Não só por se tratar de insumo indispensável para a vida, mas é também, pelo que representa em contribuição social e movimento econômico.

Brasil, país continental, é homenagem ao meio ambiente planetário. Água doce e salgada abundantes, solo fértil e produtivo, subsolo rico, clima tropical em quatro estações definidas. O Criador fez aqui a sua maior e melhor obra e a disponibilizou aos homens e mulheres de boa-fé.

Santa Catarina criou e fez crescer em seu meio, no Brasil e para o mundo, inúmeras iniciativas empresariais líderes na manufatura de alimentos e derivados de sua produção. O seu pequeno território aloja empreendimentos de toda ordem, distribuídos em milhares de propriedades urbanas e demais, notadamente rurais. Em áreas resumidas, prevalecem o uso de tecnologias, bom manejo e busca constante pela qualidade e produtividade.

Na agricultura, pecuária e agricultura familiar não existe pobreza, na forma que se habituou intitular. Eventuais dificuldades sim, desmoronamento moral e civil, jamais. Os calos e bolhas nos pés, mãos e nos ombros, são sintomas visíveis da labuta diária e constante. Verdadeiramente, poucos são os viventes que diretamente ou por vias transversas, não tenha alguma relação no passado e ou no presente, originada no rural.

Quando da criação da Feira e Exposição AgroPonte, em Criciúma, sul de Santa Catarina, a ousadia de se organizar evento em área urbana, o objetivo primordial era o de trazer para próximo do consumidor intermediário e final, informação, conhecimento e reconhecimento de toda cadeia produtiva do campo e o quanto está inserida na vida de cada um. Na véspera da nona edição, em agosto de 2019, as perspectivas dos expositores estão majoradas e as expectativas dos visitantes consumidores está em elevada espera.

A Feira e Exposição AgroPonte 2019 terá importantes acréscimos nas referências produtivas e criativas, transferência de conhecimentos científicos e inserção efetiva das Entidades Públicas com atividades relacionadas aos setores da agricultura, pecuária e cooperativismo.

São responsáveis pela organização e realização da Feira e Exposição AgroPonte 2019, as entidades e organizações: Emtursul CVB de Criciúma e Região, Nossacasa/NC Brasil Feiras & Eventos, Prefeitura Municipal de Criciúma, Secretaria Estadual da Agricultura e da Pesca, Epagri e Cidasc, Unibave Campus Universitário, NCCCSC, ABCCC, AMREC e Plasson do Brasil. O evento terá os fundamentais apoios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Comissões da Agricultura e Cooperativismo da Alesc, Sicredo e Banco do Brasil.

 

Você também pode gostar