Notícias de Criciúma e Região

Advogadas catarinenses tomam posse como desembargadoras do TRF4

Ana Cristina Blasi e Gisele Lemke foram empossadas em sessão solene no Plenário da sede da corte

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) empossou nesta segunda-feira, dia 12, novos desembargadores, entre eles, duas advogadas catarinenses, Ana Cristina Blasi e Gisele Lemke. Ao todo, 12 desembargadores foram empossados, sendo nove homens e três mulheres. Dois deles pelas vagas do Quinto Constitucional, uma destinada ao Ministério Público Federal (MPF) e outra à advocacia, onde Ana Cristina foi a nomeada.

A sessão solene aconteceu no Plenário da sede da corte, em Porto Alegre e contou com a presença de autoridades, magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região, além de familiares e convidados dos novos desembargadores.

Com os novos magistrados, o tribunal, que tem jurisdição sobre os estados do RS, SC e PR, fica com 39 desembargadores e passa a contar com 12 turmas formadas por três desembargadores cada, sendo duas instaladas em Curitiba, duas em Florianópolis e as restantes na sede, na capital gaúcha. A ampliação, que tem por objetivo desafogar os Tribunais Regionais Federais, foi estabelecida pela Lei nº 14.253/21, que transformou cargos vagos de juiz federal substituto no quadro permanente da Justiça Federal em cargos de desembargador.

Ana Cristina Blasi, presta juramento durante posse como desembargadora do TRF4
Ana Cristina Blasi, presta juramento durante posse como desembargadora do TRF4 | Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

Quem ficou com a vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia foi Ana Cristina Blasi. A nova desembargadora é advogada há 30 anos, mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especializada em Direito Digital e Lei Geral de Proteção de Dados. Exerceu o cargo de secretária-geral e de coordenadora de Relacionamento com a Justiça Federal. Entre os anos de 2015 e 2017, atuou como juíza do TRE-SC. Em abril de 2021, esteve ainda à frente da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina do governo interino.

Gisele Lemke, presta juramento durante posse como desembargadora do TRF4 | Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4
Gisele Lemke, presta juramento durante posse como desembargadora do TRF4 | Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

Fora as vagas do Quinto Constitucional destinada ao MPF e a advocacia, dez desembargadores foram nomeados, entre eles, Gisele Lemke. A nova desembargadora tem 53 anos e é natural de Blumenau. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1990. É mestre em Direito Público e doutora em Direito do Estado. Ingressou na magistratura federal em 1994, tendo atuado em Curitiba e Joinville. Foi diretora do Foro e coordenadora do Centro de Conciliação da Seção Judiciária do Paraná.

Você também pode gostar