Notícias de Criciúma e Região

ADI-SC, Adjori-SC e Acaert assinam termo de cooperação com governo para divulgar campanha de segurança no trânsito

Santa Catarina está sempre no topo do ranking nacional de acidentes de trânsito. Só no último final de semana foram oito mortos nas rodovias que cortam o estado. O problema não é só do governo ou das polícias rodoviárias, mas do conjunto da sociedade, que sofre com as perdas. Por isso, o governador Eduardo Pinho Moreira recebeu em seu gabinete, ontem, os representantes da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), Ámer Felix Ribeiro, da Associação de Jornais do Interior (Adjori-SC), Miguel Gobbi, e Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Marcello Petrelli.
O grupo assinou o Termo de Cooperação para produção editorial que contribua com a campanha institucional Mais Segurança no Trânsito, lançada no mês de junho. Ribeiro explicou que os veículos associados e parceiros da ADI-SC, impressos e digitais, serão estimulados a produzir matérias sobre o tema, analisando local e regionalmente qual a situação e que ações podem ser desenvolvidas para reduzir o problema.
“O jornal do interior tem compromisso com a sua comunidade. A situação é tão grave que é preciso chocar pelos números! Temos que fazer as pessoas entenderem que são responsáveis pelo trânsito seja enquanto pedestres, motoristas, ciclistas ou motociclistas”, defendeu. Os óbitos são apenas a face mais chocante e imediata do problema. Mas as repercussões são muito mais profundas e prolongadas. Internações, cirurgias e fisioterapias geram gastos altíssimos ao Sistema Único de Saúde (SUS), além da ocupação de leitos e profissionais que poderiam ser dedicados a cirurgias eletivas ou ao controle de doenças crônicas.
O secretário de Comunicação do Estado, Gonzalo Pereira, um dos incentivadores da parceria com os veículos de comunicação, contou que a estratégia é manter no noticiário todas as informações sobre o assunto segurança de trânsito e preservação de vidas.
Você também pode gostar