Acic comemora 75 anos com solenidade especial

Na próxima terça-feira, 18, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) celebra seus 75 anos de fundação e realiza uma solenidade especial para comemorar mais de sete décadas, representando os empresários de Criciúma e região, a partir das 19h30min. O evento reunirá associados, autoridades e convidados, e homenageará ex-presidentes, ex-diretores, empresários, além de lideranças e entidades parcerias, que contribuíram com a trajetória da entidade empresarial.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui 

O lançamento da nova edição da Revista Liderança Empresarial, que traz um conteúdo especial sobre a história da Acic, também fará parte da programação da noite. Entre as inúmeras matérias da publicação, uma entrevista com o empresário Rubens Costa, 94 anos, que assinou a ata de fundação da Acic, à época com apenas 19 anos.

“Me sinto honrado em presidir esta associação neste período tão especial e significativo de comemoração.  Completamos 75 anos, porém não nos sentimos nada ultrapassados. Somos uma entidade que se renova a cada tempo, se inova a cada dia e acolhe os desafios. Tudo isso faz com que sejamos reconhecidos com muita credibilidade pela comunidade, exercendo um papel primordial no desenvolvimento de Criciúma e região”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Além do evento desta terça-feira, uma série de outros eventos e ações irão ocorrer ao longo do ano para marcar a data como: exposições, memorial, apresentações musicais, documentário, publicações especiais, premiação especial à classe empresarial, reconhecimentos e palestras.

A fundação da Acic

O relógio marcava 10 horas quando um grupo de lideranças políticas e comerciantes de Criciúma se reuniu no Salão do Cine Rovaris, na Praça Nereu Ramos, Centro da Cidade. Era 18 de junho de 1944 e, sob o comando do prefeito Elias Angeloni, nascia a Associação Comercial de Cresciúma. Naquela manhã foi lido e aprovado o estatuto da entidade, assim como aclamados os membros da primeira diretoria, que teve como presidente Antônio Roque Júnior.

A iniciativa da reunião realizada após a missa da manhã de domingo foi direcionada ao associativismo e ficou registrada em sete páginas, escritas à caneta, na Ata da Sessão de Fundação da Associação Comercial de Cresciúma. O primeiro documento da Acic teve 117 assinaturas, sendo a primeira do prefeito Elias Angeloni e, na sequência, nomes como o de Heriberto Hülse (mais tarde governador), Cincinato Naspolini (prefeito de 1930 a 1933), Paulo Preis (prefeito de 1951 a 1955) e de Carlos Otaviano Serra (prefeito em 1947).

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.