Ação neste sábado vai estimular homens a cuidarem da saúde
Promovido pelo clube do Criciúma, evento vai contar com apoio de psicólogos voluntários que falarão sobre saúde mental
O movimento Psicologia na Rua entra em ação novamente neste sábado, dia 5. Desta vez, o foco será a saúde mental do homem, aproveitando as iniciativas alusivas ao Novembro Azul. O grupo de psicólogos voluntários estará no pátio do Estádio Heriberto Hülse a partir das 13h30, juntamente com profissionais de outras instituições como parte do Dia da Saúde, evento promovido pelo Criciúma Esporte Clube para estimular a prevenção entre a torcida tricolor.
Além de orientações sobre saúde mental, quem passar pelo Majestoso antes do jogo contra a Tombense ainda poderá tirar dúvidas sobre saúde bucal e receber dicas nas áreas de nutrição e fisioterapia. Também haverá aferição de pressão, testes de glicemia e de tipagem sanguínea, além de outros esclarecimentos de saúde oferecidos por profissionais das organizações parceiras do clube neste evento.
“Fazemos questão de contribuir com as iniciativas que estimulam a prevenção. Muitos homens ainda negligenciam muito a própria saúde e em relação à saúde mental não é diferente. Precisamos fazer um esforço redobrado para que os homens procurem esse tipo de ajuda”, afirma o psicólogo Fábio Cadorin.
Além de todos os estigmas que comumente são associados a quem procura apoio psicológico, no caso dos homens existe um agravante cultural. “A velha ideia de que ‘homem não chora’ revela o quanto a demonstração de emoções sempre foi um tabu masculino. Precisamos romper com isso. Saúde mental é para todos, independentemente do gênero”, reforça Cadorin.
Junto aos integrantes do movimento Psicologia na Rua, o evento tem como organizadores e parceiros representantes da Unesc, Laboratório Pasteur, Saúde São José e profissionais do próprio clube do Criciúma.