Notícias de Criciúma e Região

Ação neste sábado vai combater preconceitos em relação à saúde mental

Evento em Criciúma também será em comemoração ao Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto

Um grupo de psicólogos voluntários realiza neste sábado, dia 27, uma ação de conscientização para quebrar preconceitos e tabus em relação à Psicologia e à saúde mental. O evento gratuito e aberto ao público acontece no Parque das Nações, em Criciúma, a partir das 15 horas, com roda de conversa e distribuição de brindes.

O colunista do Portal Litoral Sul Fábio Cadorin, que também é psicólogo e um dos organizadores da ação, ressalta que é necessário insistir na luta para combater ideias equivocadas que se construíram ao longo das décadas em relação aos transtornos mentais e à própria Psicologia. “A vida agitada e sobrecarregada, tão comum hoje em dia, tem levado muita gente ao sofrimento mental. Mas em vez de procurar ajuda especializada, muitos sofrem em silêncio porque têm receio, vergonha, ou simplesmente porque não sabem o quanto um bom acompanhamento psicológico pode ajudar”, explica.

Para a psicóloga Carina Mengue, que também integra o Movimento Psicologia na Rua e organiza o evento, a conscientização é necessária até mesmo para que as pessoas saibam onde e como buscar ajuda. “Existem pessoas que desejam o tratamento, mas não sabem como dar o primeiro passo. Não sabem quando é hora de buscar um profissional ou onde procurar boas referências. Falar sobre o assunto é importante para que as pessoas tomem a iniciativa antes de deixar que os problemas se agravem”, alerta.

Durante o evento deste sábado, além das conversas em grupo, quem participar da ação poderá tirar dúvidas mais específicas, já que vários psicólogos estarão no local. “Não serão consultas, mas esclarecimentos importantes que os participantes poderão receber de profissionais da área”, reforça Cadorin.

Várias empresas parceiras, que apoiam a causa da saúde mental, também contribuíram com brindes, que serão distribuídos durante a ação.

Você também pode gostar