Ação na Praça Nereu Ramos abre a Semana da Indústria em Criciúma
Exposição de cursos, roda de música e oferta de vagas de empregos foram algumas atividades oferecidas
A Regional Sul da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) promoveu neste sábado, 21, a abertura da Semana da Indústria. A ação, em parceria com o Sesi, Senai, IEL e Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Criciúma, aconteceu na Praça Nereu Ramos em Criciúma e proporcionou oficinas de currículo e lego, divulgação de vagas de emprego, consultoria de moda, odontomóvel, impressão 3D e confraternização com os sindicatos patronais e empresários da região Sul.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
O coordenador de mercado do Sistema Fiesc, Felipe Rampinelli, destaca que a proposta é mostrar para a população o que as indústrias fazem. “O protagonismo, sua força e importância na sociedade. Como também, desmistificar a indústria do passado com a atual”, destaca.
Oportunidade de trabalho
A Semana da Indústria também oferece oportunidade para quem busca uma vaga no mercado de trabalho. Juntamente com a Central de Empregos da Prefeitura de Criciúma, diversas empresas levaram seus profissionais de Recursos Humanos para a Praça, fazendo cadastros e divulgando as vagas existentes.
Uma vaga na área administrativa, esse foi o objetivo de Raquel Roque Geraldo, 30 anos de comparecer ao evento. Desempregada há seis meses, ela conta que está difícil se encaixar no mercado de trabalho. “Tenho experiência e formação, mas em minha área está bem concorrido”, comenta. “Vim aqui atualizar meu currículo e ver o que tem algo disponível. Tenho esperança de conseguir”, fala confiante.
A Central de Empregos, divulgou as vagas existentes no site do município de Criciúma. De acordo com a assistente social, Marcela Santiago, quem está em busca de trabalho pode consultar as vagas ou cadastrar o currículo direto no site da prefeitura, no link Central de Empregos. “A partir do momento que houver vaga de emprego que seja compatível com a experiência de trabalho da pessoa cadastrada o currículo é encaminhado para a empresa”.
O processo também pode ser feito pessoalmente na Central, localizada no terminal central de passageiros. A Central possui mais de 600 vagas disponíveis para todos os níveis de escolaridade e faixas etárias. Também há vagas disponíveis, bem como oferta de cursos gratuitos e cadastro de currículos na plataforma do Movimento SC pela Educação em: movimentosc.com.br
“Procurarmos as escolas profissionalizantes para encaminhar as pessoas para cursos de qualificação e capacitá-los. Identificamos que muitas vezes existem as vagas, mas falta a qualificação”, considera o secretário de Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira. “Esse tipo de ação na Semana da Indústria é importante para promover a capacitação profissional que, por meio, das atividades realizadas tem o objetivo de analisar, apresentar e debater os temas mais atuais do setor industrial”, aposta.
Evento superou as expectativas
Para a gerente executiva do Sesi, Senai e IEL Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco, o evento superou todas as expectativas, com a presença da comunidade, dos parceiros, incluindo poder público, sindicatos patronais e empresas, permitindo que todos pudessem interagir. “A indústria precisa de profissionais qualificados, então buscamos firmar essa parceria com a prefeitura, para divulgar essas mais de 600 vagas, além das oferecidas diretamente pelas empresas presentes, para despertar em toda a comunidade essas oportunidades que a indústria traz de carreira e crescimento profissional, que muitas vezes são desconhecidas pela nossa população”, salienta.
A Semana da Indústria segue com programação a partir da próxima segunda-feira, 23, com café da manhã com a imprensa, e ao longo da semana palestras e visitas técnicas para os estudantes da Escola S e Senai. Na terça-feira, 24 a Fiesc inaugura uma nova unidade do Sesi e Senai em Braço do Norte, e a retomada das atividades em Capivari de Baixo, com a presença do presidente da Fiesc, Mário Cesar de Aguiar.