O lançamento nesta semana do programa SC Mais Inovação, que vai ampliar a rede de Centros de Inovação em Santa Catarina e pretende gerar 30 mil vagas no setor de tecnologia, consolida uma parceria cada vez mais estratégica e bem-sucedida do governo do Estado com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
O novo projeto se soma a outras iniciativas em que a atuação da Acafe tem sido fundamental para transformar a realidade da educação, como o mapeamento das carências das redes elétricas das escolas estaduais em conjunto com a Celesc, o programa Universidade Gratuita, que já atende mais de 40 mil estudantes com bolsas de estudo, e a formação continuada de professores, ofertada a 30 mil educadores.
A reitora e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, tem reforçado que o compromisso da instituição, com qualidade e credibilidade reconhecidas há mais de 50 anos, é contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina em todas as áreas do conhecimento, através da educação e dos serviços prestados por suas universidades comunitárias em todas as regiões do Estado.
Prefeito de novo
Florianópolis tem um novo prefeito nestes próximos dias. Enquanto o prefeito reeleito, Topázio Neto (PSD), estiver participando do SmartCity Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha, o presidente da Câmara Municipal, João Cobalchini (MDB), ficará à frente da gestão da Capital. A viagem foi oferecida à Topázio pelo Sebrae, por Florianópolis ser uma das cidades vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.
Esta é a terceira vez que Cobalchini assume a prefeitura.
Nova eleição
Uma decisão da Justiça Eleitoral, em primeira instância, cassou a diplomação do prefeito reeleito de Imaruí, Patrick Correa (Republicanos), e seu vice, Lucenir Gomes Gutero, por abuso de poder econômico e político.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, e acusa o prefeito de “aproveitar-se do cargo público para realizar propaganda voltada ao impulsionamento de sua campanha à reeleição”. O processo envolve as festividades de aniversário da cidade.
Patrick Correa teve 55,76% dos votos válidos e disputou a eleição com Gilberto da Awe (PL), que teve 25,18% de votação, e Sérgio Faust (PP), que registrou 19,07% dos votos.
Se a decisão for mantida, a cidade poderá ter nova eleição.
Contabilidade
Novos tributos, créditos, substituições e novas categorias de cobrança são alguns dos impactos que a Reforma Tributária poderá trazer para as empresas de todos os portes.
Com o objetivo de preparar os profissionais da contabilidade de Santa Catarina para lidar com as mudanças que a reforma trará no dia a dia das empresas, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) lançou o curso inédito sobre “Comitê de Gestão Tributária: Impulsionando a Eficiência Empresarial.”
O objetivo é orientar os participantes sobre as mudanças na legislação tributária brasileira que irão exigir que profissionais e empresas estejam atualizados. O curso terá início no dia 28 de outubro, e os interessados em participar devem se inscrever no link: https://www1.cfc.org.br/evento?WFY. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
Saúde e bem-estar feminino
No dia 29 de outubro, o LK Design sediará um evento promovido pelo LIDE Mulher, focado na saúde e bem-estar de mulheres em posição de liderança. A programação incluirá a apresentação do novo conselho do LIDE Mulher e discussões sobre saúde e longevidade, com ênfase da Quanta Previdência. Um dos destaques será o lançamento do projeto “Run Mulher”, uma corrida de 5 km programada para 8 de março de 2025, que visa arrecadar fundos para apoiar mulheres com câncer de mama e vítimas de violência doméstica. A iniciativa, em parceria com o Baía Sul Mulher, reforça o compromisso com a solidariedade.
Educação
Após a aprovação do PL, de autoria do governo do Estado. O PL estabelece uma nova tabela salarial para o magistério público estadual e garante o pagamento do piso estabelecido pelo governo federal, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), sugeriu o uso de 100% dos recursos do Fundeb para a folha de pagamento.
Atualmente, o governo do Estado utiliza cerca de 80% do fundo para a folha e os outros 20% para custeio da educação. “Esses 20% e mais os reajustes dados ano a ano pelo Fundeb abrem margem para novos aumentos para os professores”, defende a deputada.
Eleições OAB
A chapa Muda OAB, liderada pelos advogados Vivian De Gann (presidente) e Tullo Cavallazzi Filho (conselheiro federal), foi oficialmente protocolada nesta quarta-feira, 23, e disputará as eleições da entidade que ocorrerão no dia 22 de novembro.
Além dos dois advogados, a chapa terá como candidato a vice-presidente o joinvilense Marcus Silva, e como candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) Ramon Carmes, ex-presidente da Subseção de Palhoça.
O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.