Acadêmicos do curso de Direito da Unesc recebem Vade Mecum
Esta é a segunda vez que a deputada federal Geovania de Sá destina recursos para a disponibilização dos exemplares
Os acadêmicos da 1ª fase do curso de Direito da Unesc foram agraciados com a entrega do Vade Mecum, um compilado de leis essencial para a formação acadêmica e profissional. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 22, no Auditório Ruy Hulse, e contou com a participação de aproximadamente 330 alunos, que receberam os exemplares. A iniciativa é da deputada federal Geovania de Sá, que abre mão de realizar publicações oficiais para a divulgação do mandato em prol da educação.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enalteceu a atuação e agradeceu a parceria da deputada, que é egressa do curso de Administração da Universidade, além de pontuar a importância do Vade Mecum para os estudantes de Direito.
“Temos uma Universidade de 55 anos que prima pela excelência na formação acadêmica e o gesto da deputada contribui, fortemente, para isso. É uma nobre iniciativa que reforça para cada estudante o valor de continuar investindo em sua profissão e ocupar, no futuro, os lugares que nós ocupamos, pois eles representam os nossos melhores projetos de futuro”, disse a reitora.
“O impacto do nosso curso é notável na região, no estado e no país, com profissionais altamente qualificados e que são referência em suas áreas de atuação. Certamente, o Vade Mecum auxiliará na formação de cada um de vocês, pois é um instrumento indispensável para todo operador do Direito”, complementou Luciane.
Geovania de Sá expressou a satisfação em participar desse momento significativo para os acadêmicos. “Hoje é mais um desses dias gratificantes que a vida pública nos proporciona. Estou aqui entre pessoas dedicadas aos estudos e, como parlamentar, tenho o privilégio de contribuir neste processo. Foram entregues 330 livros, que se tornarão ferramentas de estudo para os acadêmicos beneficiados”, ressaltou a deputada, que já havia realizado a entrega de 700 Vade Mecum, no ano passado.
O Vade Mecum é uma ferramenta indispensável para acadêmicos de Direito, pois reúne de forma organizada e compacta um conjunto abrangente de leis, códigos, regulamentos e jurisprudências necessários para o estudo e prática jurídica. Ele proporciona uma visão panorâmica das normas jurídicas, possibilitando aos estudantes um acesso rápido e fácil às informações mais relevantes.
“Gestos como este são muito importantes, pois beneficiam os nossos estudantes. O Vade Mecum é um livro fundamental, ele reúne toda a nossa legislação e é uma fonte essencial no nosso dia a dia. Tenho certeza de que será de grande benefício para os nossos acadêmicos que vão usar tanto no momento de estudo, de consulta, quanto no momento de reflexão”, comentou a coordenadora do curso de Direito e Procuradora Jurídica da Unesc, a professora Márcia Piazza.
Trajetória
Para o vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Andrey Manoel dos Santos, o livro desempenha um papel fundamental na formação acadêmica dos estudantes de Direito. “É uma ferramenta completa e acessível que auxilia no estudo, compreensão e aplicação das normas jurídicas, além de ser um símbolo de apoio e incentivo para os futuros profissionais”, afirmou.
Quem também agradeceu a disponibilidade dos exemplares foi a presidente do Centro Acadêmico (CA) do Direito, Adriane Trindade. Segundo ela, é uma ótima oportunidade e uma honra receber os exemplares que auxiliarão nos estudos. “Para nós é muito importante receber uma obra como esta, principalmente porque há acadêmicos com hipossuficiência, ou seja, que não tem condições de arcar com os custos. Nosso muito obrigada à deputada”, agradeceu.
Para a acadêmica Maria Gabriela Colombo de Araujo, o exemplar é mais do que apenas uma ferramenta, é um símbolo de acolhimento e uma valiosa oportunidade oferecida pela Unesc. Ela destaca a importância desse livro, que é essencial para a área jurídica, além de ter um valor significativo no mercado. “A sensação de recebê-lo é fundamental para os estudantes”, sublinhou.
Já o acadêmico Claiton da Silva Corrêa, ressalta que o Vade Mecum é uma fonte de incentivo e reconhece a importância do livro como um apoio indispensável para o desenvolvimento acadêmico e profissional. “Ele não apenas fornece o conhecimento necessário, mas também estimula os estudantes a se dedicarem aos estudos e à compreensão do Direito”, enfatiza.