Abóbora gigante surpreende casal de agricultores de Treviso

Caso foi registrado na Comunidade de Rio Morosini

A Comunidade de Rio Morosini ganhou destaque nos últimos dias na Região Sul, o motivo: abóboras gigantes. O casal responsável pelo cultivo em Treviso, já registrou algumas abóboras com mais de 30kg.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Entre os mais de 2 mil pés de pitaya cultivados, o casal de agricultores Valmor Pires e Dina de Marck, plantou algumas espécies de abóboras, entre elas a gigante, cientificamente denominada, Cucurbita maxima. “Ganhamos sementes de abóboras gigantes de um amigo e plantamos, para ver como seria. Agora já estamos com abóboras com mais de 30kg e não sei até que tamanho e peso elas podem chegar”, afirma o agricultor.

Apesar da surpresa por conta do tamanho, a agricultura já planeja como aproveitar a abóbora. “Ela deve ficar mais um mês no pé, aí vamos colher. Estamos pensando em fazer uma exposição, uma ação social, mas ainda não temos certeza. Só sabemos que não vamos comer e que queremos as sementes de volta para fazer o replantio”, brinca.

Ainda que incentivado, cultivo não é comum na região

De acordo com o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC), Jaldecir Mazzorana, não é comum o cultivo de abóboras gigantes na região. “São variedades especiais que chegam em torno de 30kg, enquanto as variedades comerciais ficam em torno de 4 a 5 kg. Para conseguir esse tamanho, além da genética da espécie, é necessário um solo solto, fértil, com disponibilidade de água e clima favorável”.

Ainda de acordo com o engenheiro agrônomo, a Epagri estimula os agricultores a manter essas espécies que se adaptam no local, contribuindo assim para um banco de sementes que pode ser trocado ou comercializado com outros produtores.

Para mais informações sobre o plantio da abóbora gigante ou outras espécies de cultivo, acesse www.epagri.sc.gov.br.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.